BASF leva biológicos para o XII Enfrute
Contribuir para desenvolver o cultivo sustentável que viabilize a produção e expansão da pupunheira para palmito no Vale do Ribeira. Este é o objetivo do curso que acontece na próxima quarta-feira (dia 27 de julho), em Pariquera-Açu (SP), destinado a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e pesquisadores.
O curso é realizado pelo Polo Vale do Ribeira/APTA Regional, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), e a Embrapa/Ministério da Agricultura. Tem o patrocínio de Sebrae, Palmito Selva S/A e Viveiro Flora do Vale, além de contar com o apoio da Embrapa Florestas e da CATI Registro.
O aumento das restrições legais e econômicas ao extrativismo tem favorecido o interesse por palmitos cultivados, com destaque para a pupunheira (Bactris gasipaes Kunth var. gasipaes Henderson), dizem os coordenadores do curso. Essa espécie é uma alternativa de produção sustentável economicamente viável, à medida que as populações naturais de palmiteiro vão se esgotando.
O cultivo da pupunheira para a produção de palmito vem despertando o interesse de agricultores. Tanto que, nos últimos anos, aumentou a área plantada da pupunheira para a produção de palmito no Vale do Ribeira, que é a maior região produtora do Estado. A área atual de pupunha na região é estimada em 3.681 hectares, com produção de 14,2 milhões de hastes, de acordo com o último levantamento (junho/2011) do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
O curso será realizado na sede do Polo Regional Vale do Ribeira - BR 116, Km 460, Pariquera-Açu, SP. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
. A programação completa está disponível em:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura