Artigo: Ensaios de fungicidade realizados na safra 2009/10 para avaliar a ação de misturas triazóis e estrabilurinas frente à ferrugam asiática da soja
O município de Fraiburgo (SC) responde por 26% da produção nacional de maçã. É nesta cidade, conhecida como Terra da Maçã, que a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF apresenta seus novos produtos biológicos para a cultura. Os fruticultores poderão conhecer a novidade durante o XII Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute). O evento, organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), será realizado entre os dias 26 e 28 de julho.
Os novos produtos biológicos da BASF, Cetro e Serenade, integram programas de manejo e têm papel importante em estratégias para controle de pragas e doenças, agregando valor à cadeia produtiva da fruticultura. “Serenade e Cetro vão ao encontro das necessidades dos agricultores, com destaque aos produtores de maçã da região Sul do País, que respondem por quase 100% da produção nacional. “Nosso objetivo, com os dois lançamentos, é fornecer alternativas viáveis que colaborem para o sucesso do produto final”, argumenta o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio Vieira.
Cetro é um ferômonio sintético com tecnologia desenvolvida pela BASF para o controle populacional da Mariposa Oriental ou Broca-dos-ponteiros (Grapholita molesta). O produto age causando desorientação ou confusão sexual dos machos, interrompendo o seu ciclo e evitando a reprodução da praga por não haver a realização da cópula. Indicado para a cultura da maçã, o produto não estimula a resistência da praga, é de fácil aplicação e não causa efeitos negativos nos inimigos naturais. Outra vantagem é que o produto ajuda a proporcionar uma colheita de frutos mais sadios, que atendem às normas de tolerância de exportação. A aplicação do Cetro é recomendada em pomares de maçã, pêssego, nectarina, ameixa, pêra entre outras frutas nas quais incide esta praga.
Já o biofungicida Serenade é fruto de uma parceria entre a BASF e a AgraQuest. Seu princípio ativo, a bactéria gran-positiva Bacillus subtilis, é um agente biológico não patogênico e comum no meio ambiente. O Serenade tem como característica principal inibir o desenvolvimento de outros agentes biológicos nocivos às plantas e presentes na natureza. Indicado para o manejo de resistência de fungos e possibilitando flexibilidade de aplicação em intervalos mais curtos de pré-colheita e de reentrada no campo, Serenade apresenta-se eficaz no controle de importantes doenças, além de proporcionar aumento da produtividade e qualidade das lavouras, aliado a um melhor gerenciamento dos limites máximos de resíduos. Inicialmente, Serenade poderá ser utilizado nas culturas de cebola, maçã e morango.
Além dos novos produtos, a BASF também apresentará o portfólio completo de produtos para fruticultura de clima temperado. “Temos, por exemplo, o regulador de crescimento Dormex® que é utilizado para a quebra de dormência de frutíferas (maçã e uva) e promove uma brotação mais uniforme e vigorosa das gemas”, exemplifica Vieira. Os técnicos da BASF também apresentarão os fungicidas Cabrio Top, Polyram DF e Delan, além do adjuvante e inseticida Triona e o adjuvante Assist, e estarão à disposição dos fruticultores para sanar dúvidas sobre aplicação e uso correto dos defensivos.
- Durante o evento, a BASF mostrará aos fruticultores o Yield Max com foco na cultura da maçã. O sistema conta com uma estação meteorológica que, além de identificar as condições climáticas, como volume de chuva e temperatura, também indica o período em que a folha de um determinado cultivo permaneceu molhada devido à ocorrência de chuvas e orvalho, variável essencial para determinação das condições ideais para o desenvolvimento de algumas doenças. No caso da maçã, o Yield Max irá indicar o melhor momento para a aplicação do fungicida Cabrio Top visando o controle de importantes doenças de verão. O fungicida da BASF apresenta, além de controle fitossanitário de doenças que atacam a macieira, efeitos fisiológicos positivos conhecidos como benefícios AgCelence®. Com isso, o produtor terá uma planta mais resistente, vigorosa e tolerante a estresses.
Outra tecnologia apresentada pela BASF durante o XII Enfrute é o Digilab. O serviço auxilia o agricultor na identificação rápida e eficaz dos sintomas das principais doenças em diferentes culturas, por meio de um microscópio digital que captura a imagem, aumentando-a em até 200 vezes. A ferramenta utiliza uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consulta e comparação das imagens capturadas, além de contar com o suporte técnico de pesquisadores que fazem parte da comunidade Top Ciência por meio de chats e fóruns de discussão.
O encontro, realizado no Parque da Maçã, tem o objetivo de promover a atualização técnica de todos os setores envolvidos na fruticultura de clima temperado. “O XII Enfrute nos dá a possibilidade de trocar experiências e discutir inovações que envolvem a cadeia”, finaliza Vieira.
XII Enfrute
Parque da Maçã
saída de Fraiburgo, Rodovia SC 456 – Fraiburgo (SC)
26 a 28 de julho
das 8h às 18h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura