Educação ambiental como pilar do desenvolvimento sustentável

25.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Priscila Cunha

Comprometido com a promoção da conscientização ambiental das futuras gerações, o inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos e as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, lançaram este ano, em parceria com a Editora Horizonte, o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo – que tem como objetivo o apoio a instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Por meio da parceria com secretarias municipais de educação, núcleos de ensino, diretores ou coordenadores de escolas, o programa, cujo tema em 2011 é o Ciclo de Vida das Embalagens, foi disseminado até o momento para mais de 1.000 escolas do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em 19 Estados. Estas escolas, após a confirmação da adesão ao programa, receberam kits pedagógicos especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com abordagem multidisciplinar.

Os kits são compostos por caderno do professor, com orientações para aplicação do conteúdo, e material de apoio para sala de aula como jogo de tabuleiro “Na trilha das embalagens” e pôster sobre o tempo de decomposição das embalagens na natureza e o ciclo de vida das embalagens da produção à reciclagem. O programa possibilita ainda a participação dos alunos em um concurso local e nacional de desenho e redação.

De acordo com João Cesar M. Rando – Diretor Presidente do inpEV, o tema Ciclo de Vida das Embalagens foi escolhido por ser atual e possibilitar o aprendizado de assuntos presentes no dia-a-dia dos estudantes como o descarte, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, além de estimular atitudes ambientalmente corretas e a mudança de comportamento destes alunos.

Iniciativas como essa contribuem para intensificar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que é uma referência para o mundo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro