RS Safra 2025/26: condições climáticas favorecem trigo
Tempo seco e luminosidade proporcionaram ambiente favorável ao desenvolvimento das lavouras
A Cibus concluiu os testes de campo da canola editada com sua segunda geração de tolerância a herbicidas (HT2). A tecnologia demonstrou desempenho eficaz em condições reais durante a safra de 2025 nos Estados Unidos. A característica HT2 será agora oferecido a parceiros licenciados para inclusão em sementes comerciais.
A canola HT2 já havia apresentado bons resultados em testes de estufa. Os novos ensaios confirmaram a performance em lavouras, validando a capacidade da planta em suportar múltiplas aplicações de herbicidas.
Segundo a empresa, a característica HT2 pode ser combinada com outros genes de resistência, ampliando a flexibilidade do agricultor no manejo de invasoras resistentes e contribuindo para a proteção do rendimento.
O resultado também marca um avanço no uso do sistema RTDS (Rapid Trait Development System) da Cibus. Ele permite editar genes com mais agilidade e menor custo, em comparação com métodos tradicionais de melhoramento genético ou técnicas transgênicas.
A empresa norte-americana atua como desenvolvedora e licenciadora de traços genéticos voltados à produtividade e à sustentabilidade. Sua plataforma visa acelerar a entrega de soluções para grandes culturas, enfrentando desafios como pragas e doenças que causam prejuízos bilionários à agricultura global.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura