Biotrop anuncia Biokato e Biomagno

Os dois lançamentos são biodefensivos com formulações que apresentam diversos mecanismos de ação para o combate de pragas e doenças

12.09.2022 | 08:52 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni; edição Cultivar
Thales Facanali Martins e Éderson Santos
Thales Facanali Martins e Éderson Santos

A Biotrop lança ao mercado duas novas e importantes ferramentas: Biomagno, para o controle de nematoides e doenças de solo; e Biokato, para o manejo integrado de pragas (bioinseticida).

Biomagno: contra nematoides e fungos

O biodefensivo Biomagno possui potente ação biofungicida e bionematicida em um único produto. A dupla solução conta com uma mistura tripla de Bacillus: velezensis, thuringiensis e amyloliquefaciens. Devido à sua pluralidade de atuação, a solução pode ser usada para vários cultivos, que tenham a presença dos alvos registrados.

Segundo Thales Facanali Martins, engenheiro agrônomo e gerente de portfólio da Biotrop, o Biomagno possui múltiplos modos de ação e amplo espectro de controle, podendo ser utilizado em todo o território nacional, atingindo uma alta frequência de respostas positivas nos resultados.

“Biomagno é uma inovação que tem como foco a agricultura regenerativa, trabalhando no conceito de diversidade biológica para controle de nematoides e patógenos de solo, para potencializar a rentabilidade dos produtores. Além dessas características, o produto já está na 4° geração de produtos biológicos, contando com 24 meses de tempo de prateleira em uma formulação líquida, conferindo facilidade em seu emprego para o agricultor”, destaca o gerente.

O produto tem registro para o nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus) e para o patógeno Rhizoctonia solani (podridão-radicular). Juntos, são responsáveis por gerar grandes perdas de produtividade nas culturas.

“É importante destacar que a extensão de registro para outros alvos já está sendo trabalhada junto aos órgãos regulatórios, tornando o Biomagno um dos produtos mais completos para o segmento”, reforça Martins.

Biokato: proteção contra cigarrinhas e percevejos

Já o Biokato é um bioinseticida recomendado no manejo integrado de pragas, podendo ser associado ou não com agroquímicos. O produto possui em sua formulação uma bactéria de uso inédito agrícola (Pseudomonas chlororaphis), a qual proporciona uma resposta muito efetiva no controle de cigarrinhas do milho e de percevejos, pragas que atualmente causam muitos problemas e prejuízos.

Segundo o biólogo e gerente de portfólio da Biotrop, Éderson Santos, Biokato tem apresentado performance acima de 50% de controle no combate à cigarrinha do milho e percevejos.

“O produto apresenta eficácia e muitos benefícios. É um produto biológico, que possui compatibilidade de mistura com biodefensivos e produtos agroquímicos, proporcionando ao produtor a manutenção do custo de operação”, destaca.

A formulação do Biokato foi pensada não somente no controle, mas também em uma melhor estruturação do desenvolvimento da planta. Além disso, a solução traz a produção de várias toxinas com ação inseticida, aliada a outra bactéria (Pseudonomas fluorescens), que gera a produção de metabólicos, fitormonios, que vão trazer maior robustez à planta.

“Este é um grande marco para a Biotrop, pois se trata de um produto com uma inovação muito robusta, fruto de inteligência, pesquisas e investimentos. Sua formulação é estável, com 12 meses de validade em temperatura ambiente (não refrigerado)”, acrescenta Santos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro