BASF recebe prêmio por responsabilidade ambiental

29.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Érica Brito

A BASF recebeu o prêmio Andef na categoria Indústria, modalidade projeto de “Responsabilidade Ambiental”. O Projeto “Provar” – “Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícolas”, desenvolvido inicialmente em parceria com Centro de Estudos Ambientais / Instituto Agronômico de Campinas (CEA/IAC), foi escolhido pela comissão coordenada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). A banca julgadora foi composta por professores de universidades, representantes do IBAMA, ANVISA, Ministério da Agricultura, Senar, Secretaria de Saúde e de órgãos estaduais de Defesa Agropecuária. O prêmio foi entregue na noite de segunda-feira, 20 de junho em São Paulo (SP).

O projeto vencedor - desenvolvido utilizando o herbicida Plateau - visa reduzir o consumo de água nas aplicações de herbicidas na cultura de cana com ganhos econômicos e ambientais. A pesquisa constatou que é possível diminuir o volume de calda em até 60% e aumentar o ganho operacional em até 30%. Para realização do projeto também houve a participação de seis unidades (usinas) produtoras de açúcar e etanol do estado de São Paulo, que cederam as áreas para a realização dos estudos.

“Os bons resultados do projeto demonstram como é possível melhorar as operações de produção agrícola em prol do meio ambiente. Estamos empenhados em contribuir para o uso racional da água na agricultura e estamos felizes pelo reconhecimento dado ao projeto”, comemora o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos para a América Latina, Fundação Espaço ECO e de Sustentabilidade para a América do Sul da BASF, Eduardo Leduc. Ele recebeu o prêmio da secretária Estadual de Agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi.

Os estudos do projeto “Provar” tiveram início em 2007 sob a coordenação do diretor do Centro de Engenharia e Automação do IAC, Hamilton Ramos. No terceiro ano do projeto, também foi feita uma parceria com a UFSCAR para estudo do banco de sementes nas áreas do projeto. Quanto maior o volume de água, menor o rendimento operacional e maior o custo do seu transporte. Assim, a adequação do volume de água pode reduzir sensivelmente o custo de aplicação de herbicidas. A adoção de menores volumes de água pode representar para as usinas redução no custo operacional da aplicação, que varia de 4% a 30% do total investido. Outros ganhos também estão sendo avaliados como: redução no custo de transporte, aumento da capacidade de pulverização e benefícios ambientais.

Ciro Branco de Miranda Filho, representante Técnico de Vendas da BASF, também teve seu trabalho reconhecido durante o XIV Prêmio Andef. Ele foi premiado na categoria Indústria, modalidade Profissional. O agrônomo destacou-se por ações de promoção de boas práticas agrícolas desenvolvidas na região sul do estado do Mato Grosso, onde foi um dos principais responsáveis pelo aumento na venda de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e melhora nos índices de recolhimento de embalagens vazias. “Em três anos de projeto, treinamos mais de dez mil pessoas para capacitação e uso correto dos EPIs e vendemos mais de seis mil kits do equipamento. Agradeço a oportunidade de estar à frente deste trabalho, que considero tão importante para a sustentabilidade dos negócios e que me trouxe grande aprendizado profissional”, completa Miranda.

Instituído há 14 anos, o Prêmio Andef tem como finalidade destacar iniciativas voltadas para a sustentabilidade da agricultura brasileira, bem como valorizar os esforços dos profissionais ligados ao campo no Brasil. Também são prestigiadas as iniciativas realizadas por parceiros vinculados ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), à Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e associados à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro