BASF anuncia nova estratégia de negócios e alteração em soluções agrícolas

Informações foram apresentadas durante o "Capital Markets Day 2024", evento que acontece hoje e amanhã

26.09.2024 | 08:13 (UTC -3)
Revista Cultivar
Markus Kamieth
Markus Kamieth

A BASF anunciou nova estratégia corporativa que envolve metas financeiras específicas e uma política de dividendos atualizada para o período de 2025 a 2028. Isso aconteceu durante o "Capital Markets Day 2024", evento que ocorre hoje e amanhã. A apresentação inicial foi do CEO da BASF, Markus Kamieth. Ele confirmou que haverá alteração na área de soluções agrícolas, objeto de listagem potencial no mercado de capitais (IPO).

A BASF informou que objetiva distribuir pelo menos € 12 bilhões aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações, buscando um equilíbrio entre retorno ao acionista e crescimento sustentável. Para isso, a BASF pretende pagar um dividendo anual mínimo de € 2,25 por ação, começando já em 2025. Além disso, a empresa prevê iniciar a recompra de ações em 2027, com uma meta de aproximadamente € 4 bilhões.

O plano da empresa apoia-se em sua sólida estrutura financeira, que inclui um forte fluxo de caixa e uma redução de despesas de capital a partir de 2026, após o início das operações do site de Zhanjiang, na China. A empresa estima alcançar um EBITDA entre € 10 e 12 bilhões em 2028 e um fluxo de caixa acumulado superior a € 12 bilhões no período de 2025 a 2028.

Segmentação e reestruturação do portfólio

Além das metas financeiras, a BASF apresentou uma clara distinção entre seus negócios principais e os independentes. Os segmentos de químicos, materiais, soluções industriais e nutrição e cuidados foram classificados como os principais. As áreas de soluções catalíticas ambientais e metálicas, materiais para baterias, revestimentos e soluções agrícolas foram designadas como independentes.

Para os negócios principais, a BASF pretende fortalecer sua atuação com foco em crescimento orgânico e aquisições estratégicas. Para os negócios independentes, a empresa planeja maior flexibilidade estratégica, incluindo a possibilidade de desinvestimentos. No Brasil, a BASF está preparando o processo de venda de seu negócio de tintas decorativas, como parte dessa estratégia de portfólio.

Em termos de soluções agrícolas, Markus Kamieth, CEO da empresa, disse: "nosso negócio agrícola é uma potência nessa indústria. Prepararemos este negócio para uma listagem potencial no mercado de capitais". E especificou: "uma opção seria então, é claro, uma listagem potencial de uma participação minoritária de soluções agrícolas". A Revista Cultivar havia noticiado essa opção há alguns dias (leia aqui).

Foco em sustentabilidade e transformação verde

A nova estratégia também coloca forte ênfase na transformação sustentável. A BASF está comprometida em fornecer produtos químicos que apoiem a transição verde de seus clientes. Para isso, a empresa já oferece milhares de produtos com pegada de carbono reduzida e está intensificando o uso de fontes de energia renováveis. A empresa estabeleceu como meta alcançar a neutralidade de carbono até 2050, com uma redução de 25% nas emissões até 2030.

Essa transformação está refletida também nos investimentos da empresa. De 2025 a 2028, a BASF prevê gastar cerca de 600 milhões de euros anuais em iniciativas relacionadas à sustentabilidade.

Desafios e medidas no site de Ludwigshafen

No site de Ludwigshafen, Alemanha, a BASF está implementando ajustes estruturais para garantir a competitividade de longo prazo. Entre as mudanças já anunciadas, estão o fechamento de plantas que se tornaram economicamente inviáveis. O objetivo é tornar o site mais enxuto, mas com maior capacidade competitiva, especialmente dentro da transformação verde da indústria.

Leia sobre as novidades da área agrícola em: BASF anuncia novos produtos e prioridades estratégicas para o setor agrícola até 2030 (clique aqui)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro