Pesquisadores da Embrapa orientam como recuperar solo agrícola após queimadas
Entre os efeitos das queimadas estão a eliminação da cobertura do solo, risco de erosão e perda de nutrientes, além de atingir a microbiota do solo
A BASF, gigante alemã do setor químico, estaria preparando-se para realizar uma oferta pública inicial (IPO - "initial public offering") de ações de sua divisão de agroquímicos nos próximos anos. A informação foi divulgada pela Bloomberg News e pela Agência Reuters nesta quarta-feira (20). O plano faria parte de um conjunto de medidas de reestruturação que serão anunciadas ainda este mês.
O CEO da BASF, Markus Kamieth, deve apresentar uma série de mudanças estratégicas durante o dia do mercado de capitais (CMD - "capital market day") da empresa, programado para os dias 26 e 27 de setembro. Entre as iniciativas, estão planos para o futuro da divisão de revestimentos (coatings), que podem incluir a venda de partes do negócio ou a busca por parceiros estratégicos.
Conforme a Agência Reuters, a BASF manifestou-se nos seguintes termos: "publicaremos informações sobre nossa estratégia na próxima semana, em nosso dia do mercado de capitais".
A notícia impactou positivamente o mercado financeiro: as ações da BASF registraram alta de 3,6%, liderando os ganhos no índice DAX da Bolsa de Frankfurt.
Além das divisões de agroquímicos e revestimentos, a BASF também pode anunciar planos para o desenvolvimento futuro de seu negócio de materiais para baterias, conforme informado pela Bloomberg. Os recursos obtidos com possíveis vendas de ativos seriam utilizados para fortalecer o balanço patrimonial da companhia.
Em dezembro do ano passado, a BASF havia comunicado planos para transformar suas divisões de agricultura, materiais para baterias e revestimentos em unidades autônomas, visando impulsionar os ganhos. Na ocasião, o então CEO Martin Brudermüller afirmou que não havia intenção de vender esses negócios.
A expectativa agora recai sobre os anúncios oficiais que serão feitos na próxima semana, que poderão redefinir a estratégia da BASF e ter impactos significativos no setor químico global.
Porta-voz da BASF informou à Revista Cultivar que "não comentamos rumores ou especulações de mercado. Apresentaremos a estratégia da BASF no próximo CMD em 26/27 de setembro".
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura