Curso gratuito sobre manejo de trigo abre inscrições
Capacitação é oferecida pela Embrapa na plataforma e-Campo
A Amaggi e a Naturall Carbon anunciaram parceria para o desenvolvimento de projeto de agricultura regenerativa. O objetivo é gerar créditos de carbono por meio de práticas sustentáveis em uma fazenda da Amaggi, localizada em Rondônia. O projeto será certificado pela Verra e utiliza a metodologia VM 0042.
A parceria visa transformar uma área de 25 mil hectares de pastagens degradadas e culturas com manejo convencional em um modelo de agricultura regenerativa.
O projeto prevê a utilização de práticas como o plantio direto, rotação de culturas e o uso de culturas de cobertura, que ajudam a capturar CO₂ da atmosfera e armazená-lo no solo.
O sequestro de carbono no solo é visto como uma solução escalável para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Conforme comunicado das empresas, projetos semelhantes em outros países, como a Romênia e a Europa, têm demonstrado o potencial dessa abordagem para gerar créditos de carbono de forma mensurável e verificável.
O projeto será monitorado por meio de tecnologias de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A quantificação dos créditos de carbono será realizada com base na medição física do solo e modelagem computacional avançada, garantindo precisão e transparência no processo.
Com a geração de créditos do tipo Removals, que representam a remoção efetiva de CO₂ da atmosfera, o projeto contribuirá para a mitigação das mudanças climáticas e para a preservação dos ecossistemas.
"O desafio da descarbonização do setor agrícola é coletivo. Com essa parceria, estamos promovendo um agronegócio mais sustentável e comprometido com o futuro", afirmou Juliana Lopes (foto acima), diretora de ESG, Comunicação e Compliance da Amaggi.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura