Agricultura regenerativa ganha vida no Cerrado Summit

Evento destacou soluções como plantio direto, consórcio soja-braquiária, uso de bioinsumos e integração lavoura-pecuária

17.04.2025 | 17:03 (UTC -3)
Nádia Brescovici Borges

O Cerrado Summit encerrou sua programação com uma imersão prática no Oeste da Bahia, reunindo produtores, especialistas e representantes internacionais em uma fazenda referência em agricultura regenerativa. O evento destacou soluções como plantio direto, consórcio soja-braquiária, uso de bioinsumos e integração lavoura-pecuária — práticas sustentáveis desenvolvidas há quase três décadas na região.

Além da visita técnica, o grupo conheceu a Cachoeira do Acaba Vida e o Parque Vida Cerrado, reforçando a importância da preservação ambiental no bioma. Participantes de diferentes países ressaltaram o potencial do Cerrado baiano como exemplo de equilíbrio entre produtividade e conservação.

O Cerrado Summit é o primeiro Acelerador de Paisagens da Aliança para Ação Regenerativa nas Paisagens (AARL) e faz parte da construção de um plano de ação para a COP30, marcada para Belém. A iniciativa tem apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Aiba, Abapa, BCG, WBCSD e CEBDS.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025