Vitrine do Milho, da Epamig, chega a 15ª edição

Evento ocorre em Patos de Minas, no próximo dia 29 de abril

16.04.2025 | 16:47 (UTC -3)
Mila Cristian, edição Revista Cultivar
Foto: Erasmo Pereira 
Foto: Erasmo Pereira 

No próximo dia 29 de abril, Patos de Minas (MG) sediará a 15ª edição da Vitrine do Milho, evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O encontro acontecerá no Campo Experimental de Sertãozinho, marcando a retomada de atividades que tem por objetivo fomentar o alinhamento e atualização dos conhecimentos sobre silagem junto aos produtores da região. 

“Buscamos levar novas informações, em especial aquelas coletadas por meio das pesquisas da Epamig. Os participantes terão a oportunidade de ouvir sobre a produção da silagem, época correta de corte, manejo, colheita, entre outros temas importantes para que sejam tomadas as decisões corretas”, ressalta Fernando Miziara, engenheiro agrônomo no Campo Experimental de Sertãozinho.

Palestras e estações de campo

O evento engloba palestras ministradas por especialistas da cadeia de silagem, que irão abordar temas como “Plantabilidade de alta precisão: tecnologias e ajustes para um plantio perfeito”, “Manejo para silagem de alta produtividade” e “Impactos da qualidade da silagem na rentabilidade e na pecuária de leite e corte”.

Wagner Tompson, engenheiro agrônomo responsável por ministrar a palestra “Impactos da qualidade da silagem na rentabilidade e na pecuária de leite e corte”, destaca a importância do tema que busca atender demandas dos produtores da região.

"Estamos observando, no momento da colheita do milho para silagem nas propriedades, que essa prática tem ocorrido com a planta ainda muito verde, o que causa perdas no potencial produtivo, impactando diretamente a atividade leiteira, principal fonte de renda do produtor”, explica.

"Além disso, quando a colheita é feita de forma antecipada, o potencial genético dos híbridos voltados para silagem e conversão em leite não é plenamente aproveitado. Isso compromete o desempenho dos animais e gera impactos financeiros negativos. Por esse motivo, vou apresentar orientações sobre o manejo correto da colheita e híbridos melhorados como alternativas viáveis para os produtores”, complementa.

Após a condução das palestras, os participantes serão encaminhados para as estações de campo, onde ocorrerá a apresentação de trabalhos conduzidos por empresas, junto da Epamig, no Campo Experimental de Sertãozinho. Os experimentos avaliam diferentes híbridos de milho quanto à sua capacidade de produzir silagem de qualidade.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no mesmo dia e local do evento, até às 12h do dia 29.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025