Test Drive exclusivo Pulverizador autopropelido Imperador 2500, da Stara

Com barras de 30 metros o Imperador 2500 da Stara tem capacidade para 2.500 litros de calda, motor de 213cv e transmissão hidro-eletrônica nas quatro rodas

29.05.2024 | 09:22 (UTC -3)

O Imperador 2500 é o mais novo produto da linha de pulverizadores autopropelidos da Stara. Lançado em fevereiro, na última edição do Show Rural, em Cascavel (PR), ele se junta aos outros três modelos já oferecidos pela Stara. Este pulverizador já está em comercialização e chegou para complementar o portfólio da marca, agregando um modelo intermediário entre os dois já existentes, atendendo uma demanda dos clientes. Esta classe de autopropelido é a de maior demanda no país.

Este novo modelo está sendo apresentado em duas versões, Intermediário e Top. Na versão Top, são oferecidos os adicionais do giro inteligente das rodas, dianteira e traseira, o sistema de recirculação contínua até o final da barra e o corte de vazão bico a bico. Na versão Intermediário o corte de vazão é por seção e a recirculação vai até o final de cada seção.

Para conhecer este novo produto e fazer o Test Drive para esta edição, fomos à localidade de Bom Sucesso, no município de Carazinho (RS). Em um momento de grandes adversidades climáticas para o estado do Rio Grande do Sul, causadas pelo excesso de chuvas, o clima nos proporcionou um dia de céu limpo e poucas nuvens para testar mais esta novidade da Stara.

Veículo

O Imperador 2500 é um pulverizador autopropelido dotado de motor, transmissão, circuitos elétricos e hidráulicos e um sistema de deslocamento e direção, baseados em quatro rodas motrizes.

Para a propulsão é utilizado um motor marca Cummins de quatro cilindros e potência máxima de 213 cv, com gerenciamento eletrônico da injeção de combustível, com turbo intercooler, localizado na parte traseira da máquina. O acesso ao motor é feito por uma escada traseira, para manutenção e inspeção. Também na parte traseira está posicionado o reservatório de óleo hidráulico e da transmissão, ISO VG 68, com capacidade de 60 litros, cujo nível é possível observar de maneira fácil por um mostrador de coluna junto ao reservatório.

O reservatório de calda está na posição central, logo atrás da cabina e tem capacidade para 2.500 litros  
O reservatório de calda está na posição central, logo atrás da cabina e tem capacidade para 2.500 litros  

O reservatório de combustível com capacidade de 250 litros, bem como o orifício de abastecimento, está posicionado na parte frontal da máquina, próximo à escada de acesso à cabina.

A transmissão de potência é do tipo hidro-eletrônica da marca Bosch, com sensor de inclinação (rampa) e controle de tração integral para os motores de rodas individuais Bosch e redutores Bonfiglioli.

O sistema de direção é independente para cada roda, permitindo que o pulverizador mantenha uma trajetória precisa, mesmo em terrenos irregulares, importante para a manutenção da trajetória e a precisão da aplicação.

Existem três modos de operação: “manobra”, “transporte” e “trabalho”, com limites de velocidades, de 10 km/h, 40 km/h e 25 km/h, respectivamente. Por segurança, a configuração prevê que acima de 18 km/h o acionamento dos rodados traseiros é desconectado, porém os rodados dianteiros são de acionamento permanente. Importante ressaltar que os motores de roda não são escravos, dependentes um do outro, mas totalmente independentes.

Os quatro rodados motrizes utilizam pneus radiais, especificados como 340/85 R38 com separador de plantas ou limpa trilho metálico à frente. A bitola entre rodados do mesmo eixo é hidráulica e pode ser acertada entre 2,60 e 3,20 metros, com ajuste pelo operador em movimento da própria cabina. O vão livre é de 1,60 metros.

A transmissão é hidro-eletrônica, com sensor de ângulo de roda e controle de tração integral para os motores de rodas individuais  
A transmissão é hidro-eletrônica, com sensor de ângulo de roda e controle de tração integral para os motores de rodas individuais  

O Imperador 2500 utiliza, para a sua estrutura, um chassi, com uma parte dianteira que suporta o tanque de combustível, a escada frontal e a cabina. O restante da estrutura é todo unido por solda e utiliza perfil tubular. Por sinal, é de elogiar a qualidade industrial das uniões por solda e a qualidade dos componentes aparafusados.

O sistema de suspensão é do tipo ativo, utilizando quatro bolsas de ar, marca Firestone uma em cima de cada rodado, de forma que eles possam ter independência de movimento, o que favorece a aderência ao solo. No entanto, para melhorar a estabilidade, o sistema promove a ação em conjunto das pressões, mas permitindo que uma bolsa de ar se molde mais do que a outra.

Bastante útil na manutenção, um sistema pneumático com mangueira em espiral e pistola de ar oferece comodidade na limpeza de filtros e demais componentes do motor.

O motor Cummins de quatro cilindros e potência máxima de 213 cv pode ser acessado por escada na parte traseira do pulverizador  
O motor Cummins de quatro cilindros e potência máxima de 213 cv pode ser acessado por escada na parte traseira do pulverizador  

Sistema de pulverização

O reservatório de calda está colocado na posição central, logo atrás da cabina e tem capacidade para 2.500 litros. O abastecimento é realizado pela lateral da máquina e no fundo do depósito há um agitador mecânico, com hélice de inox que complementa a mistura do produto com o líquido por uma agitação hidráulica contínua, pela ação da bomba.

O sistema que gera pressão para a pulverização utiliza uma bomba Hypro com vazão de 430 litros por minuto com um sistema de filtragem dupla, o que evita o entupimento dos bicos.

O circuito começa pelo abastecimento lateral, passando por um filtro que vai para a bomba ou para o retorno. Se for para a bomba centrífuga, a entrada se dá pelo meio e a saída pela lateral, indo então para o registro, com filtragem dupla pós bomba, passando pelo fluxômetro e depois para as barras. O registro direciona o fluxo para a pulverização ou para o incorporador. Na linha do retorno, foi colocado outro fluxômetro. Na saída do produto para as barras um conjunto de válvulas direciona o fluxo, que é filtrado novamente antes de ir para cada seção lateral da barra ou para a seção traseira. Dos filtros colocados na entrada de cada seção da barra, o fluxo de calda irá diretamente para os bicos.

   Detalhe da barra central e incorporador de produtos com capacidade para 35 litros   
   Detalhe da barra central e incorporador de produtos com capacidade para 35 litros   

Para o caso daqueles produtores que utilizam calda pronta a inserção se dá pelo abastecedor lateral e para aqueles que fazem a mistura do produto diretamente na água do depósito, existe um incorporador lateral, de 35 litros de capacidade, com lavagem de embalagens.

No lado externo da cabina, há uma escala visual do nível de calda do reservatório, expresso a cada 100 litros, que pode ser observado por quem está fora da máquina, principalmente atuando no abastecimento. O operador poderá identificar o volume de calda restante no tanque pelo controlador Topper 5500 VT. Para isto, basta informar no monitor de controle da máquina quando o reservatório estiver completamente cheio. Por cálculo inteligente o sistema informará o volume disponível no reservatório, levando em consideração o volume que já foi aplicado. À frente do depósito principal há um reservatório de água limpa com capacidade de 250 litros, ou seja 10% da capacidade do reservatório de calda, que é usado para a realização da limpeza do reservatório de calda e do circuito de pulverização da máquina.

O Imperador 2500 tem um sistema de recirculação contínuo de calda. Neste caso, a máquina mantém a calda em constante circulação no reservatório e também nas tubulações da máquina, o que proporciona uma homogeneidade da mistura e concentração exata do defensivo no momento da aplicação. Também um sistema como este auxilia que a pulverização seja mais limpa, eliminando os resíduos das aplicações anteriores e a durabilidade dos componentes de pulverização. Esse sistema recirculante contínuo de calda é executado mesmo quando as barras estão fechadas.

Barra de aplicação

Como uma característica particular, patenteada pelo fabricante, as barras de aplicação estão localizadas no centro da máquina. Esta montagem proporciona melhor distribuição do peso sobre os rodados em condições dinâmicas e, portanto, maior estabilidade do veículo, mesmo com variação do volume de calda no depósito.

As barras laterais são fabricadas em aço carbono treliçada com pintura E-Coat, que forma uma camada protetora sólida transparente, lisa e altamente autolimpante à base de sílica cristalizada, garantindo uma maior proteção contra a corrosão. Já a barra traseira é confeccionada em alumínio, com uma estrutura entrelaçada que protege os nove bicos, espaçados a 0,5 metros. A tubulação que permite a condução da calda é toda em aço inoxidável, unida por mangueiras de borracha.

O Imperador 2500 possui barra central de 30 metros
O Imperador 2500 possui barra central de 30 metros

As barras de aplicação possuem um comprimento total de 30 metros, sendo dividida em três seções para cada lado e uma parte central, colocada na parte traseira do equipamento. As barras podem ser posicionadas a uma altura máxima em relação ao solo de até 2,20 metros e mínima de 0,80 metro. O segmento traseiro da barra trabalha em coordenação com as barras laterais de aplicação, de forma que, ao definir a altura das barras laterais, automaticamente a barra traseira também se ajusta. Além disso, quando as barras laterais estiverem fechadas para o transporte, a seção traseira da barra recolhe as extremidades, de forma que a largura total fique em 3,20 metros, medida importante que permite o deslocamento autônomo, sem a necessidade do uso de caminhão prancha.

O sistema mecânico utilizado para a abertura e fechamento das barras laterais é bastante interessante. Considerando as três seções da barra, a primeira, mais próxima do chassi, quando está em posição de transporte fica apoiada sobre dois batentes, um de cada lado da máquina. Ao abrir, o sistema hidráulico traz a barra para cima e depois a abre. A segunda seção, que estava recolhida por cima da primeira, abre-se e por meio de um dispositivo de gatilho, ao completar a abertura, aciona um comando da terceira seção que se abre para frente. No fechamento ocorre ao contrário, a articulação da terceira seção é feita para trás, a segunda para cima sobre a primeira, levanta-se e vira para trás, apoiando-se novamente no batente traseiro.

A barra traseira é confeccionada em alumínio e recolhe as extremidades no modo transporte, para não ultrapassar a largura de 3,2   
A barra traseira é confeccionada em alumínio e recolhe as extremidades no modo transporte, para não ultrapassar a largura de 3,2   

Quando a barra abaixa, buscando-se altura de trabalho, há uma rótula que compensa o movimento, trazendo a barra sempre na posição vertical.

Na terceira seção, na extremidade das barras laterais, onde estão os últimos quatro bicos, há um mecanismo articulável de segurança, composto por molas e cabos de aço, que proporcionam o recolhimento desta seção quando houver choque contra um obstáculo, protegendo o restante da estrutura. Após o desarme, a seção retorna à posição inicial, por efeito da mola e do cabo.

Considerando que no total são sete seções, três para cada lado e uma traseira, o Imperador 2500 na sua versão Intermediário faz o corte por seções, enquanto na versão Top o desligamento de bicos é unidade por unidade, ou seja bico a bico, pelo comando do Topper, interrompendo o fluxo de produto em áreas que já foram aplicadas, reduzindo a sobreposição e o desperdício. Os porta bicos são do tipo Trijet da marca Hypro, com válvula esférica de aço inoxidável fabricados pela KZ, especialmente para a Stara.

Cabina

A cabina, também fabricada pela Stara, apresenta um para-brisa curvo na frente e plano nas laterais, com acesso pela porta do lado esquerdo da máquina. No lado direito há uma porta que pode ser utilizada como saída de emergência e é onde está posicionada o painel de fusíveis.

O acesso se dá por uma escada dianteira de sete degraus com superfície antiderrapante, conectada ao freio de estacionamento, de forma que basta a liberação do freio para o recolhimento da escada, enquanto o acionamento do freio promove o abaixamento automático. Abaixo da escada foi posicionado um pequeno tanque de água limpa, para lavagem das mãos. Suportando a cabina, quatro coxins de borracha para sustentação e redução de vibrações.

Cabina espaçosa, com assento de acompanhante, joystick e monitor Topper 5500 VT  
Cabina espaçosa, com assento de acompanhante, joystick e monitor Topper 5500 VT  

No interior, a coluna da direção é regulável na aproximação, na inclinação e na profundidade. O assento principal personalizado com a marca é dotado de amortecimento pneumático e tem o console acoplado a ele, de maneira que, com a movimentação do banco para frente e atrás, todos os instrumentos posicionados no painel lateral seguem junto. Um assento de acompanhante, usado principalmente para treinamento, está posicionado à esquerda do principal.

No console, o comando multifuncional pode ser utilizado para o controle de sentido do movimento. Basta configurar velocidade alvo e empurrar o comando para frente, na posição mais avançada e o veículo assumirá esta velocidade. Nele há interruptores na frente, atrás e abaixo. Os botões de trás servem para controle de velocidade, aumentando ou diminuindo, o que está abaixo liga e desliga o piloto automático, e na face da frente dois conjuntos de interruptores tipo seta proporcionam o controle da aplicação e posicionamento de barras e altura do quadro, além de um central que aciona a pulverização.

O Imperador 2500 possui entrada na cabina pela esquerda, mas também possui uma porta na direita, que serve para acessar o quadro de fusíveis e saída de emergência  
O Imperador 2500 possui entrada na cabina pela esquerda, mas também possui uma porta na direita, que serve para acessar o quadro de fusíveis e saída de emergência  

O monitor controlador Topper 5500 VT é a única interface, que posicionado na coluna dianteira direita da cabina serve para motor, transmissão e aplicação. Apresenta informações da operação, como o total de área trabalhada por talhão e a quantidade de área de transpasse. Do funcionamento do veículo são mostradas informações do motor, como rotação e temperatura, volume de combustível no depósito e velocidade instantânea. Totalmente interativo e configurável, com tela sensível ao toque (touch screen) mostra no centro uma figura da máquina e as faixas de trajeto a aplicar produto e as já aplicadas. Com ele é possível também ligar e desligar várias funções, desde o piloto automático, o sistema de pressão, o misturador de calda etc.

Ainda complementando a cabina ressalta-se que o condicionamento da temperatura ambiente é totalmente digital e que há, de fábrica, um rádio com conexão bluetooth e porta objetos. No teto da cabina está posicionada a antena do GPS e um giroscópio, como sistema de alerta no transporte.

Tecnologia

Um destaque tecnológico importante se refere ao uso da transmissão, de forma que o equipamento permite que o operador defina uma velocidade alvo, na qual deseja que a pulverização ocorra e o sistema hidro-eletrônico integrado define a rotação do motor e o funcionamento da transmissão, aumentando ou diminuindo a pressão e a vazão da bomba, para manter esta velocidade. Isto ocorre sem necessidade de intervenção do operador.

Outro destaque que vimos durante o período que trabalhamos com o equipamento é o giro ou rastro inteligente dos rodados. Este item tecnológico proporciona que o rodado traseiro passe no mesmo rastro do rodado dianteiro, diminuindo o raio de giro e reduzindo bastante o amassamento da cultura. Por motivos de segurança, o giro inteligente é desabilitado quando operado em velocidades acima de 18 km/h, permanecendo com a movimentação apenas dos rodados da frente.

Diferença entre o giro com o direcionamento nas quatro rodas e, mais à frente, apenas nas rodas dianteiras  
Diferença entre o giro com o direcionamento nas quatro rodas e, mais à frente, apenas nas rodas dianteiras  

Além disso o Imperador 2500 vem com sistema GPS integrado. O cliente que adquirir a máquina, recebe gratuitamente da Stara pelo período de um ano o sinal corrigido da TerraStar. Após este período, o cliente pode optar pela renovação do sinal corrigido, com a cobrança anual ou pelo sinal aberto, sem custo. Também o sistema de telemetria é totalmente gratuito e, neste serviço se pode monitorar a máquina em tempo real, informando com alertas, quando algum item não estiver de acordo com o que foi parametrizado.

A empresa oferece uma função no controlador Topper que acessa o serviço Conecta, da Stara, que auxilia o cliente ligando-o diretamente com a área de pós-venda da empresa, em tempo real.

O Imperador 2500 possui um piloto automático modelo TD3 responsável para garantir a redução de falhas, sobreposições e controle de tráfico para atividades futuras, fornecendo informações ao produtor. Outros itens tecnológicos são ofertados, como o sistema de transmissão de dados via rádio Syncro e Estação Meteorológica com funcionalidades de temperatura e umidade, que podem ser adquiridos como opcionais.

O Imperador 2500 vem com sitema de agricultura de precisão e telemetria  
O Imperador 2500 vem com sitema de agricultura de precisão e telemetria  

Também é possível fazer download para qualquer dispositivo móvel do aplicativo de Pulverização Stara, na Google Store e Apple Store, e utilizá-lo como mais uma ferramenta de auxílio, totalmente gratuita para as informações do Sistema Bico a Bico e da Telemetria Stara.

Além disso, o Imperador 2500 conta com o Monitoramento de Máquinas Stara, um serviço exclusivo que monitora em tempo real a máquina. Quando algum item monitorado não estiver de acordo com o que foi parametrizado, alertas são demonstrados na tela do Topper e são enviados para a Telemetria Stara. Caso esse alerta não seja corrigido, a empresa avisa via WhatsApp e, em casos críticos, por ligação telefônica.

Local do teste

A área do nosso Test Drive, na localidade de Bom Sucesso, no município de Carazinho (RS) era levemente inclinada, com resteva de soja e azevém perene. O pulverizador foi programado para diferentes velocidades alvo e uma taxa de aplicação de 150 litros por hectare. Nos auxiliaram nesta avaliação a campo os colaboradores do Marketing de Produto da Stara, engenheiros Thomas Liska, coordenador, e Matheus Henrique Baumgratz. Da área de Engenharia e Produto, nos apoiaram os engenheiros Cícero Roessler, Juliano Perin e Willian Alexandre Gomes.

O test drive foi realizado na localidade de Bom Sucesso, no município de Carazinho, no Rio Grande do Sul  
O test drive foi realizado na localidade de Bom Sucesso, no município de Carazinho, no Rio Grande do Sul  

José Fernando Schlosser,
Henrique Eguilhor Rodrigues
Daniel Ciro de Souza,
Lab. de Agrotecnologia - Nema - UFSM  

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