O novo papel do engenheiro agrônomo na era digital
Por Laura Malàge, engenheira agrônoma na Sima
Para esta edição da Revista Cultivar Máquinas apresentamos o teste de campo que fizemos com o trator Yanmar, modelo YM347A. Este trator da linha da Yanmar oferecido no Brasil é um projeto mundial da marca, projetado e fabricado no Japão e montado no Brasil. É o mesmo trator que se utiliza nas lavouras japonesas e em outros países onde o fabricante comercializa seus produtos.
Para levá-lo a campo, verificar o seu desempenho e aplicação, contamos com o apoio da loja de Montenegro da concessionária Sol. O município de Montenegro está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, distante 62 km da capital. De lá, fomos até a propriedade da família Backes, no município de São José do Hortêncio, distante 36 km da loja da concessionária.
Entre lavouras de citros, bergamotas e laranjas, muito aipim e hortaliças, pudemos encontrar uma área para trabalhar em roçada e pulverização, para verificar o funcionamento deste trator e conhecer as características e as virtudes que tanto agradaram a estes clientes.
O trator que testamos tem posto de operação aberto, do tipo plataforma, porém a concessionária oferece a opção de uma versão cabinada, opcional, por meio de uma parceria com outra empresa que fabrica e instala uma cabina, com condicionamento de ar.
Com a abertura de um capô basculante, acessamos o motor do YM, que é da marca Yanmar, modelo 4TNV88-BKITL, de quatro cilindros, aspiração natural, injeção direta de combustível e arrefecido por circulação de líquido. O motor possui quatro cilindros e volume total de 2.190 cm³. Utiliza um sistema de apoio à partida a frio por uma vela incandescente, colocada na câmara de combustão. Diferentemente de outros tratores maiores que testamos em edições anteriores, o regime de funcionamento do motor é de 2.800 rpm, onde se obtém a potência máxima de 47,6 cv. Esta série de motores TNV é fabricada no Japão, atende a diversas legislações ambientais e, portanto, evidentemente cumpre a normativa de emissões, padrão internacional Tier 3 e MAR-1 para o Brasil.
Pela posição em que foi instalado o motor no compartimento, verifica-se que há bastante espaço para a instalação de opcionais, como o compressor do ar-condicionado, um turbocompressor, se for o caso, mesmo que esses equipamentos não tenham homologação pelo fabricante, mas que costumam ser procurados pelos clientes. À frente do radiador foram colocados conjuntos de relés e fusíveis. E na lateral esquerda, o reservatório de expansão do fluido de arrefecimento. A bateria foi instalada próxima à fechadura do capô à frente do radiador.
Na parte superior do motor nota-se o conjunto de dois filtros de ar, um principal e o segundo de segurança. Pela posição é muito fácil realizar a limpeza, para a qual o fabricante incentiva que seja preventiva e com toda precaução, pois o elemento de papel requer cuidados. Na lateral direita do motor o projeto contemplou os filtros de combustível, o primeiro de decantação pelo lado externo da carenagem e o filtro principal de Diesel, por dentro da carenagem, que pode ser retirado facilmente, por meio de três pequenos parafusos. Há uma sensível preocupação neste item, pela falta de qualidade do combustível no nosso país, e por isso verificamos a facilidade na manutenção deste item.
A bomba injetora de combustível é rotativa, da marca Yanmar, e o sistema previu um auxílio ao usuário com a colocação de uma bomba elétrica autoescorvante, para os casos em que seja necessário facilitar a sangria, que é a retirada do ar de dentro da corrente do combustível. O motor ainda possui sensores de temperatura do líquido de arrefecimento e medição da pressão de óleo lubrificante do motor.
Na entrada da transmissão de potência há uma embreagem de disco a seco, que conecta o motor a uma caixa de velocidades, sincronizada, de oito marchas à frente e oito à ré, o que é possível pela presença de um reversor de sentido que utiliza um duplo cone sincronizador, inovador, do qual o fabricante detém direitos de propriedade industrial. Porém, é possível considerar que esta transmissão é uma 12 x 12, pois na montagem standard o YM vem com um super-redutor, creeper, que adiciona mais quatro marchas de velocidades reduzidas, para frente e para trás.
Todo o sistema de transmissão formado pela caixa de velocidades, diferencial e redução final, que é epicíclica, é produzido pela Yanmar e utiliza como lubrificante o mesmo óleo em todos os compartimentos.
Pelo uso potencial deste trator, em pequenas propriedades e com diversidade de terreno e operações, o fabricante prudentemente colocou um protetor do sistema de transmissão, para evitar danos em caso de choques contra obstáculos. Durante o teste vimos que havia pedras e camaleões em lugares de trânsito e deslocamento.
O eixo dianteiro deste trator merece um destaque, pois é blindado, do tipo que utiliza pares de engrenagens cônicas ao invés de cruzetas, como em vários modelos fabricados no país. Isso proporciona uma elevação do eixo em relação às rodas, aumentando o vão livre, além de ser vedado contra a entrada de água, o que reduz problemas e necessidade de manutenção corretiva. Também o raio de giro diminui com esta construção, pois o ângulo de esterçamento chega a 55º. Durante o teste, verificamos a facilidade em sair e entrar nas linhas próximas de árvores de citros, com pequeno espaço. O mesmo lubrificante, especificado SAE 85-90, é utilizado em todo o eixo dianteiro.
O hidráulico do YM347A é do sistema Ferguson, com ações de levantar e abaixar implementos com auxílio de duas alavancas, uma de posição e outra de flutuação, com regulagem da sensibilidade no abaixamento de implementos pesados. O terceiro ponto do implemento liga-se ao trator por meio da viga C.
Um dos pontos mais bem avaliados no teste e que coincide com a avaliação do cliente é o interruptor de ligar e desligar a TDP, colocado na lateral direita do assento e que permite, nas manobras, que o operador desligue rapidamente a TDP, interrompendo o seu funcionamento e a conectando de forma ágil no momento em que retomar a operação. Este acionamento eletro-hidráulico favorece muito a rapidez, a economia de produto e a preservação ambiental, principalmente quando se está trabalhando com o pulverizador, entre as filas dos citros, como é o caso da família Backes.
O sistema de controle remoto é duplo, com duas válvulas VCRs, sendo que uma pode ser colocada em flutuação, para os implementos que necessitem de vazão contínua de óleo.
Para o transporte, o fabricante colocou uma válvula que trava o sistema hidráulico, agindo como elemento de segurança, evitando os choques que poderiam danificar os componentes do hidráulico. O bloqueio do diferencial pode ser acionado com o pé direito do operador, ao pressionar uma pequena alavanca.
A tomada de potência (TDP) tem proteção tipo escudo para evitar o contato de pessoas com este eixo. Pode ser utilizada com a rotação de 540 rpm a 2.784 rpm e na forma econômica, 540E a 2.016 rpm. A troca de uma forma para outra se dá pelo acionamento de uma alavanca, colocada à esquerda do assento do operador.
Consideramos um diferencial interessante, a forma como o fabricante proporciona o uso de duas categorias de sistema hidráulico. No mesmo olhal, há duas furações diferentes, uma para cada categoria. No momento de engatar o implemento, o operador somente gira a esfera até encontrar o orifício de diâmetro compatível com o eixo transversal do equipamento a acoplar.
O eixo traseiro utiliza o mesmo óleo para o sistema hidráulico, transmissão, redução final e diferencial.
O posto do operador do YM347A é do tipo plataformado, com acesso por uma escada de um degrau pelo lado esquerdo do trator. O assento do operador tem regulagem de peso, altura, avanço e posição do encosto. Como dispositivo de segurança, o trator somente pode ser ligado se houver o peso do operador sobre o banco, o reversor estiver em posição neutra e o sistema hidráulico em posição abaixada. Mesmo com o trator em funcionamento, se o operador sair do assento, o motor é desligado. Como este trator é desenvolvido para o mercado japonês e outros com alta exigência, mesmo sendo de pequeno porte, tem elementos para garantir a segurança do operador e das demais pessoas envolvidas na atividade.
Na parte frontal à frente dos pedais, o fabricante colocou uma barreira de vidro para evitar que o calor decorrente do funcionamento do motor chegue aos pés e pernas do operador. No piso, à esquerda, o depósito de combustível se projeta para baixo da plataforma, o que, em conjunto com outras medidas, reduz o centro de gravidade do trator, o que é extremamente eficaz para aumentar a estabilidade em terrenos inclinados.
Para iluminação, a Yanmar colocou uma luz traseira de LED para implementos e na frente um conjunto de faróis halógenos, com projetor. Os demais itens de sinalização sonora e iluminação estão presentes, como determinam as normas.
À esquerda do assento estão colocadas as alavancas de grupo, do regime de rotação da TDP, da tração dianteira auxiliar e o freio de estacionamento. Para armazenamento de elementos, o YM347A tem sobre o paralamas esquerdo um porta-objetos aberto, na lateral direita à frente da plataforma uma caixa de ferramentas e atrás do encosto do assento, um porta-documentos. Também foram colocadas uma tomada 12 V para ligar componentes eletrônicos e uma chave geral posicionada na frente do trator, para cortar a corrente elétrica. Uma estrutura de proteção na capotagem (EPC) fixa, com homologação do fabricante, está disponível também. Verificamos vários itens durante o teste e os técnicos da Yanmar confirmaram que o modelo que chegou ao Brasil atende plenamente às exigências da Norma Regulamentadora 12, do Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro.
Um diferencial muito interessante deste modelo é o sistema SA-R, Smart Assist Remote, que é a telemetria da Yanmar, e é item de série no modelo YM347. Através deste sistema, tanto o fabricante como o concessionário podem acompanhar o trabalho individual de cada trator, recebendo on line a informação de posicionamento deste, o número de horas de trabalho registrada no horímetro e os códigos de erro referentes aos alertas de problemas decorrentes de falta de pressão de óleo e de elevação da temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Com isso, o fabricante e o concessionário podem acompanhar a manutenção e advertir o cliente no caso de anormalidades de funcionamento.
Durante o teste de campo nos interessamos em apreciar o funcionamento dos itens principais como desempenho do motor, funcionamento e facilidades proporcionadas pela transmissão e sistema hidráulico, mas principalmente os itens mencionados pelo cliente e usuário, depois das horas de trabalho que ele já desenvolveu desde a aquisição.
É notável o pequeno raio de giro demandado pelas manobras de cabeceiras, que pudemos visualizar pela facilidade com que o trator equipado com o pulverizador conseguia fazer saindo e entrando em espaço entre as árvores. Às vezes, equipamentos maiores ou tratores mais longos e com eixos dianteiros que não esterçam necessitam fazer o trabalho alternando fila sim, fila não, para serem eficientes operacionalmente. O YM347A saía e entrava com facilidade nas fileiras ao lado, mesmo sem uso de freio diferencial.
Não medimos o consumo de combustível com nenhum dos dois equipamentos que usamos, mas a expectativa do concessionário de uma média ao redor de três litros por hora foi contestada pelo cliente, que afirma que na média de todas as suas operações o consumo estava abaixo disso. Portanto, pela experiência do cliente, a economia de combustível é um dos pontos positivos deste modelo.
Quanto à assistência técnica, o cliente se considera bastante satisfeito, renovando seus tratores com modelos da mesma marca. Além do YM347 ele possui mais um Yanmar na propriedade e é considerado um divulgador da marca na região.
Outro item que avaliamos positivamente durante o trabalho foi o vão livre, considerado muito bom para essa classe de potência. O eixo dianteiro proporciona uma sensível distância do solo e as menores alturas são na parte traseira, próximo ao diferencial e ao protetor da transmissão.
Também fomos levados a avaliar a estabilidade longitudinal, pois muitas vezes os clientes que usam um trator desta classe utilizam equipamentos pesados e longos na parte traseira ligados ao sistema hidráulico. Para conter este movimento, o fabricante projetou a colocação de até nove pesos dianteiros, cada um com 18,6 kg. Além disso, há um enorme braço de alavanca entre o centro de gravidade dos pesos e o plano do eixo dianteiro. Também é possível aumentar o peso dianteiro lastrando os pneus dianteiros com água. Para aumentar o peso dos rodados traseiros, além do lastro hidráulico, cada roda pode receber discos metálicos de 80 kg. Os pneus que equipam este modelo, com maior uso na região, são da especificação 250/80-18 no eixo dianteiro e 14.9-24 nos rodados traseiros.
Fundada em 1912 no Japão com o nome de Yamaoka Hatsudoki Kosakusho, a empresa alterou sua denominação comercial para Yanmar nove anos mais tarde, quando produziu seu primeiro motor Diesel. Consolidada mundialmente como fabricante de motores, a Yanmar tem uma história ligada intimamente com a fabricação de tratores no Brasil. Quando o governo federal tratou de implementar a indústria nacional de tratores no final da década de 1950, a Yanmar estabeleceu, em 1957, seu escritório na cidade de São Paulo e, em 1960, inaugurou sua primeira fábrica de motores Diesel no Brasil, sob o nome de Yanmar Diesel Motores do Brasil S/A, no município de Indaiatuba, estado de São Paulo.
No ano de 2009, a Yanmar ampliou o seu campo de atuação, entrando no segmento da construção civil com a comercialização de miniescavadoras e minipá carregadora. Em 2012, a empresa celebrou seu centenário, enquanto no Brasil marca sua presença há 66 anos.
Fortalecendo-se mundialmente, em 2018 a Yanmar firmou parceria com a fabricante de tratores ITL – International Tractors Limited – que, atualmente, exporta para mais de 120 países, incluindo mercados altamente competitivos como Estados Unidos e Europa e é detentora das marcas Solis e Sonalika. Além do mais, ao firmar parceria com a ITL, tornou-se detentora da marca Solis. Atualmente no Brasil, a Yanmar disponibiliza em seu portfólio 12 modelos de tratores, com versões de 26 cv a 90 cv. A Yanmar volta a utilizar o nome Yanmar nos tratores, inicialmente com as versões Solis 70 cv e 90 cv, fabricados no Brasil, e os modelos de 26 cv e 60 cv importados. Assim, nasce a Solis (“supported by Yanmar”) no mercado brasileiro, estimando-se que detenha o quinto posto no “share” de vendas de tratores no país.
A rede de concessionários Sol atua com lojas nas cidades de Montenegro, Caxias do Sul e Vacaria para uma vasta região do estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes e nos auxiliaram durante o teste, o gerente da concessionária, Marcos Milech, com o apoio do comercial, Daniel Luft, e dos técnicos Juan Lorenz e Geraldo Nonnemacher, este recentemente foi congratulado com o segundo lugar entre os melhores técnicos da Yanmar em todo o Brasil.
Para o Test Drive desta edição, fomos à cidade de São José do Hortêncio/RS, que fica a 35 km de Montenegro. São José do Hortêncio como município foi fundado em 1875, mas o seu processo de formação ocorreu pela colonização alemã, com berço dos imigrantes no Vale do Caí, a partir do ano de 1824.
Na propriedade da família Backes fomos muito bem recebidos pelo senhor Adelário, a senhora Lígia e o filho Felipe Backes. A família Backes dedica mais de 25 hectares à cultura de citros, dentre elas laranja e tangerina, além de aipim, hortaliças, milho para silagem e pequena pastagem para o gado. A família Backes destina a maior parte de sua produção ao Centro de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) de Porto Alegre, principalmente na safra dos citros, transportando mais de duas mil caixas por semana.
Na propriedade da família Backes, o trator Yanmar é utilizado em conjunto com inúmeros implementos agrícolas, dos quais pudemos observar em operação, um turboatomizador com capacidade de 550 litros e uma roçadora com largura útil de corte de 1,80 metro. Também se utiliza com este trator uma enxada rotativa com largura útil de 1,75 metro, um tanque de quatro mil litros para a distribuição de esterco e uma carreta agrícola.
Segundo o senhor Adelário, a decisão de adquirir o trator Yanmar YM 347A se deveu ao conhecimento da marca e ao atendimento da concessionária. Eles atualmente possuem um trator Yanmar Solis 75, equipado com concha de capacidade de 1.200 kg, que está com 3,5 anos e 1.200 horas, mas teve um trator Yanmar modelo T50 que utilizou por 10.000 horas. Mas a maior influência para a aquisição foi do filho Felipe, que realizou diversas operações agrícolas com um modelo de teste e desde então se decidiu pela compra.
O test drive foi realizado em uma área de citros, a tradicional bergamota, conhecida assim no Estado do Rio Grande do Sul. Essas foram plantadas em espaçamentos de 5 m x 5 m, no qual são realizadas aplicações de defensivos agrícolas e controle mecânico de plantas invasoras.
Segundo os senhores Adelário e Felipe Backes, o trator que foi adquirido em setembro de 2023 está atualmente com 155 horas, tem um bom desempenho em tração e as marchas são adequadas para todo o tipo de serviço.
Relataram, também, que o botão de acionamento da tomada de potência é simples e prático, facilitando as operações em pequenos espaços. A percepção de menor consumo de combustível, o vão livre para trabalhar com determinadas culturas e a capacidade de realizar manobras em áreas com bastante declive foram os principais pontos destacados por eles.
Enfim, consideramos boa a experiência com um trator com DNA japonês e com muita aplicabilidade em propriedades de pequenas áreas, que exigem versatilidade, confiabilidade, eficiente assistência técnica e baixo custo de uso e aquisição, além, é claro, de características que permitam manobrabilidade e estabilidade, pelas condições de trabalho que devem cumprir. Pelas atividades que desenvolvemos e os equipamentos que utilizamos, ressaltamos como pontos fortes a capacidade do motor em suportar os elevados torques, a estabilidade lateral e longitudinal e a manobrabilidade para deslocar-se em pequenos espaços, principalmente os decorrentes de manobras. Também o testemunho dos clientes foi importante para referendar a qualidade da assistência técnica e a economia de combustível.
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