O poder das turbinas nos motores a Diesel

Motores a Diesel podem ser otimizados com diferentes tipos de sistemas, como turbo geometria fixa, biturbo e de geometria variável

03.08.2023 | 15:54 (UTC -3)
Motores a Diesel podem ser otimizados com diferentes tipos de sistemas, como turbo geometria fixa, biturbo e de geometria variável
Motores a Diesel podem ser otimizados com diferentes tipos de sistemas, como turbo geometria fixa, biturbo e de geometria variável

A otimização e o aumento da eficiência dos motores de máquinas agrícolas vêm se tornando cada vez mais atrativos ao mercado e ao produtor rural. Essas máquinas são as principais forças motrizes no campo, seja em trabalhos únicos ou acompanhados de um implemento, e nesse conjunto se exige uma maior potência, o que acarreta ao produtor procurar o desempenho que se encaixe à operação destinada.

Como a reserva de torque, o rendimento da barra de tração e a tomada de potência influenciam no adequado funcionamento do trator agrícola, estas características relacionadas ao torque são as primeiras a serem analisadas. Seja na hora de aprimorar o maquinário da propriedade ou na aquisição de novos, o produtor deve considerar as necessidades do seu trabalho e observar atentamente as especificações técnicas das máquinas, pois a escolha do equipamento corretamente dimensionado é crucial para o sucesso das operações.

Atualmente, o motor de combustão interna a Diesel é o principal utilizado na agricultura, devido às suas características únicas, em virtude de seu funcionamento baseado na explosão proveniente da mistura de ar e combustível em alta temperatura. A explosão constante gera um maior período de trabalho e capacidade de torque superior, característica fundamental em uma máquina cuja finalidade é fornecer potência.

Em catálogos de fabricantes de tratores agrícolas é comum entre as classificações de motores estarem os valores de reserva de torque, sendo uma característica que define sua versatilidade de uso, ou seja, a capacidade de aumentar o torque à medida que ocorre a diminuição na rotação do motor devido a um esforço adicional. Quanto maior essa reserva, melhor é a adequação do motor ao seu uso nas operações agrícolas.

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Reserva de torque

A reserva de torque é a diferença entre o torque máximo do motor e o torque da potência máxima que pode ser calculada pela seguinte equação:

RT (%) = ((TM - TPM) / (TPM)) x 100

Onde:
RT - Reserva de torque
TM - Torque máximo
TPM - Torque na potência

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Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Desta forma, o motor Diesel com turbocompressor pode apresentar reserva de torque superior a 15%, o que gera ganhos operacionais e energéticos.

O conceito a que se atribui o turbocompressor é o aproveitamento dos gases que seriam eliminados no escape para direcionamento ao motor, isso aumenta a pressão dentro dos cilindros, que otimiza a combustão e, consequentemente, gera mais torque. Os turbocompressores mais conhecidos são de geometria fixa (popularmente conhecido como simples), biturbo e de geometria variável. Todos partem do mesmo princípio de funcionamento, porém cada um possui suas particularidades.

O turbocompressor de geometria fixa é constituído de apenas uma turbina, que captura o ar da atmosfera e pressuriza
O turbocompressor de geometria fixa é constituído de apenas uma turbina, que captura o ar da atmosfera e pressuriza

Os motores sobrealimentados podem gerar temperaturas elevadas que não são vantajosas ao sistema, pois quanto maior a temperatura do ar, menor sua massa específica e consequentemente há uma diminuição da quantidade de comburente, que prejudica a explosão. Em consequência disso, o sistema alimentador necessita de um permutador intermediário de calor, conhecido como Intercooler, sua função é diminuir a temperatura do ar comprimido para que sua densidade e a eficiência do turbocompressor sejam maiores.

MOTOR TURBO GEOMETRIA FIXA

O turbocompressor de geometria fixa é constituído de apenas uma turbina, que captura o ar da atmosfera e pressuriza, elevando a densidade do ar e direcionando para a entrada do cilindro do motor. O tamanho dessa turbina pode variar com o torque desejado, e a potência gerada será de acordo com o seu tamanho (turbinas grandes geram potências superiores), porém deve se observar no momento da aquisição as características dimensionais, por exemplo, turbinas maiores resultam em períodos mais longos para atingir o torque máximo.

MOTORES BITURBO

O motor biturbo possui maior eficiência em comparação a um único turbo de geometria fixa, visto que oferece um torque alto em baixas rotações. Como o próprio nome já sugere, tem por finalidade a utilização de duas turbinas, e pode ser uma boa opção em casos que não se deseja, ou não é viável, a utilização de uma turbina grande. O funcionamento se baseia em duas turbinas de igual ou diferentes tamanhos, que proporcionam força mais rapidamente, pois o pico do torque é atingido em baixas rotações. As configurações podem ser do tipo paralelo ou sequencial.

O biturbo paralelo possui as duas turbinas do mesmo tamanho, que não estão conectadas entre si, assim os fluxos de ar são unidos apenas no intercooler
O biturbo paralelo possui as duas turbinas do mesmo tamanho, que não estão conectadas entre si, assim os fluxos de ar são unidos apenas no intercooler

O biturbo paralelo possui as duas turbinas do mesmo tamanho, que não estão conectadas entre si, assim os fluxos de ar são unidos apenas no intercooler, caso o motor possua, ou na tubulação de admissão. A vantagem desse sistema é que atingirá a mesma quantidade de torque de uma turbina de grande porte, porém em baixas rotações.

Uma alternativa disponível no mercado é o biturbo sequencial, que dispõe de duas turbinas de dimensões diferentes, onde a pequena vai oferecer alto torque em baixas e médias rotações, visto que, devido ao seu tamanho, alcança o ponto de eficiência mais rapidamente, e a maior vai atingir seu pico em rotações médias e altas, mantendo a eficiência do motor. Esse sistema possui outro diferencial que são as válvulas by pass, presentes na admissão e escape. A vantagem desse processo é que o motor vai manter um torque plano, atingindo o pico rapidamente em baixas rotações e permanecendo estável.

GEOMETRIA VARIÁVEL

O turbo de geometria variável possui a maior eficiência em relação ao de geometria fixa, pois minimiza o turbo lag, também conhecido como atraso do turbo, compreendendo o período que a turbina desenvolve para alcançar o seu ponto de eficiência. Esse sistema permite suportar um alto fluxo de gases, mediante as aletas móveis serem orientadas a abrir e fechar. Quando o motor está em baixas rotações o fluxo de ar é menor, consequentemente as aletas se fecham para aumentar a pressão dos gases e o motor atingir sua eficiência rapidamente. Com a alta pressão dos gases, estas aletas se abrem para o alívio do motor, mantendo o torque constante.

A equipe do Laboratório de Adequação de Tratores Agrícolas (Lata-UFPR) conduziu pesquisas com turbinas em diferentes condições de campo. A fim de demonstrar a eficiência de sistemas variados, possibilitando o correto dimensionamento dos conjuntos mecanizados.

Oiole et al. (2019), com o objetivo de avaliar o desempenho energético de um trator agrícola em operação de gradagem intermediária em duas inclinações e três configurações de bitola, utilizaram o modelo T6050 série Plus, da New Holland, com potência nominal (ISO TR 14396) de 93 kW, equipado com turbina de geometria fixa. Observaram que a maior pressão do turbo foi atingida com a configuração de bitola fechada em área plana, resultando no aumento do rendimento termodinâmico.

Strapasson Neto et al. (2020), ao avaliarem a interferência do número de válvulas de controle remoto em uso no sistema operacional e desempenho energético de um trator, utilizaram o modelo Magnum 340, da Case IH, com potência nominal (ISO TR 14396) de 250kW e potência extra de 275kW, equipado com turbina de geometria variável e rodados duplos na dianteira e traseira. Observaram que a turbina de geometria variável com uma válvula de controle remoto apresentou resultados superiores, devido ao aumento da eficiência energética, consequência da maior pressão da turbina e diminuição do consumo específico de combustível.

Gabriel Ganancini Zimmermann
Thais Alves dos Santos
Filipe Afonso Ingles
William Santiago de Mendonça
Daniel Savi
Samir Paulo Jasper,
Lata - UFPR

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