Manejo químico de fitonematoides em cana-de-açúcar
Além do controle químico, com nematicidas sistêmicos, controle passa pelo uso integrado de múltiplas técnicas de manejo
Para a cultura da soja estima-se que mais de 95% da área semeada no País utilize sementes quimicamente tratadas, de maneira que 66% deste volume atualmente é tratado na indústria. Imediatamente após o recobrimento das sementes, a aplicação de caldas à base de misturas de fungicidas, inseticidas, inoculantes e biorreguladores tem demonstrado resultados satisfatórios na qualidade fisiológica das sementes e no rendimento da cultura. Comportamento semelhante é apontado, quando complexos nutricionais polinutrientes, como o Pack Seed, são adicionados ao tratamento químico. Neste cenário, no intuito de se reduzir o número de produtos aplicados em pré-semeadura, a Spraytec inovou e desenvolveu o Pack Seed, produto que combina vários elementos para compor uma única formulação, passível de aplicação via sementes, no sulco e foliar. Pack Seed é uma complexa mistura de compostos de natureza bioquímica diferente e 100% biodegradável para tratamento de sementes. É um produto diferenciado, pois além dos tradicionais Co e Mo, fornece macros e micronutrientes minerais, bioestimulantes, aminoácidos, enraizantes, ácidos orgânicos e micro-organismos. É uma formulação completa para tratamento de sementes, e uma alternativa promissora no tratamento industrial de sementes ou on farm, aplicado isolado ou associado a outros produtos.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os componentes de rendimento e a produtividade da cultura da soja, a partir de sementes tratadas industrialmente com o uso do produto Pack Seed, durante dois períodos de armazenamento.
O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, no município de Maringá, no Paraná. Foram utilizadas sementes de soja da cultivar NA 5909 RG, de médio vigor. Os tratamentos consistiram na combinação entre dois períodos de armazenamento (zero e 50 dias), com quatro pacotes comerciais de tratamento industrial (tecnologias Bayer, Basf, FMC e Syngenta), nos quais se adicionou o Pack Seed. O ensaio foi conduzido adotando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com arranjo dos tratamentos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Na parcela foram alocadas as combinações dos tratamentos industriais de sementes e na subparcela os períodos de armazenamento. Foram avaliadas as seguintes características: germinação, estande inicial, número de vagens por planta, número de sementes por vagens, número de ramificações laterais por planta, peso de mil sementes e produtividade. As variáveis que caracterizaram os componentes de rendimento e a produtividade foram submetidas à análise de variância (p < 0,05), utilizando-se o sistema para análise estatística Sisvar. Dentro de um mesmo período de armazenamento, a comparação entre as médias foi realizada submetendo-as ao teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. Na comparação entre os períodos de armazenamento, com apenas um grau de liberdade, o teste F foi conclusivo, em nível de 5% de probabilidade.
Comparando-se entre si os pares de tratamentos com e sem o Pack Seed (Tabela 1), notou-se que a adição do Pack Seed às caldas comerciais proporcionou resultados superiores àqueles observados nos tratamentos no qual o produto não foi adicionado. A formulação de Pack Seed contém substâncias que podem proporcionar efeito fitotônico sobre o desempenho fisiológico das sementes de soja. Observou-se que o incremento no número de plantas por metro linear, obtido após o uso do Pack Seed, foi a variável que mais contribuiu para o aumento no rendimento de grãos da cultura. Os tratamentos convencionais, em média, considerando-se os dois períodos de armazenamento, produziram 43,95 (Bayer), 50,24 (Basf), 55,50 (FMC) e 47,68 (Syngenta) sc/ha. Após o tratamento com Pack Seed, para esses mesmos tratamentos, a produtividade foi de 52,95, 65,49, 76,27 e 59,55 sc/ha, respectivamente. Nas condições testadas, o uso de Pack Seed no tratamento industrial possibilitou incremento nas características agronômicas, independentemente do armazenamento, em comparação com as sementes submetidas apenas ao TIS padrão e, sobretudo, em relação à testemunha. Para todas as variáveis analisadas, em ambos os períodos de armazenamento, o uso do produto Pack Seed assegurou resultados de produtividade superiores àqueles observados nos tratamentos conduzidos sem o uso do produto. Assim, incrementos significativos elevados de produtividade foram registrados somente com o uso de Pack Seed. Aos 50 dias de armazenamento a produtividade foi menor devido ao vigor da semente, e não ao tratamento químico.
Nas condições testadas, todos os tratamentos industriais de sementes testados foram promissores, comparativamente às sementes não tratadas. Todavia, elevadas produtividades foram registradas somente com a adição do Pack Seed. Em ambos os períodos de armazenamento, o uso do produto Pack Seed assegurou resultados de produtividade superiores àqueles observados nos tratamentos conduzidos sem o uso deste produto. Considerando-se os dois períodos de armazenamento, a média dos quatro tratamentos convencionais foi de 49,36 sc/ha, e, quando o Pack Seed foi associado a esses tratamentos, a produtividade foi de 63,56 sc/ha, um incremento médio de 14,20 sc/ha ou 28,7% de aumento.
Alessandro Lucca Braccini e Lucas Caiubi Pereira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Artigo publicado na edição 251 da Cultivar Grandes Culturas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura