O desafio da boa adubação para culturas de hortifruti
Alimentos refletem o ambiente em que são cultivados, não sendo possível esperar que sejam ricos em nutrientes quando cultivados em solos pouco férteis
O produtor rural brasileiro enfrenta diversos desafios climáticos ao longo da safra. Ter uma plantação preparada para enfrentar longos períodos de escassez hídrica, por exemplo, pode reduzir os impactos sobre a produção.
As soluções microbianas aprimoram a captação de nutrientes nas culturas e fazem, também, com que elas se tornem mais resilientes contra fatores geradores de estresse, tais como períodos de seca e calor. Essas soluções geram aumento nos rendimentos e oferecem diversos benefícios ambientais, já que, hoje, além de produtividade e lucro, o produtor rural deve também buscar meios mais sustentáveis para a sua produção. Estão disponíveis, por exemplo, linhagens de soja que são capazes de produzir o dobro da média nacional chegando a 6.000 kg/ha. A tecnologia e as novas formas de cultivar aumentaram notavelmente a produtividade.
Um exemplo de tecnologia que vem ganhando cada vez mais robustez no Brasil é o uso de inoculantes. De acordo com o último levantamento da ANPII – Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes, o Brasil produz, pelo menos, mais de 50 milhões de doses de inoculantes por ano, um recorde mundial, com um expressivo crescimento nos últimos anos. Isto significa a adoção plena da tecnologia por parte dos agricultores brasileiros, sempre atentos a técnicas que tragam maior rentabilidade em suas lavouras.
Os inoculantes são compostos por bactérias que auxiliam na fixação de nitrogênio na raiz. A aplicação dos produtos se faz nas sementes. Para que ocorra uma boa inoculação é preciso que cerca de 50 mil bactérias “grudem” em cada semente. Na aplicação de inoculantes líquidos é importante que o produtor verifique se toda a semente está recoberta com o produto. Por serem seres vivos exigem alguns cuidados no manuseio e no armazenamento, mas que valem a pena quando observamos todo o custo-benefício obtido. Além da redução de custos e do aumento da produtividade, os inoculantes minimizam o impacto no meio ambiente.
Um estudo publicado na International Journal of Life Cycle Assessment, uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo, apresentou os benefícios ambientais do Optimize PRO, um dos inoculantes mais utilizados no mundo. Foi constatado um aumento de 6% na produtividade, além de redução na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) que pode chegar a 4% por tonelada na produção de soja.
Se o Optimize PRO e o JumpStart, outra tecnologia analisada no estudo, fossem usados em toda a soja e milho na Argentina e no Brasil, seria possível reduzir em 38 milhões de toneladas as emissões de dióxido de carbono, o que equivale às emissões anuais de 16 milhões de automóveis.
É possível mudarmos o modo como a agricultura tradicional é feita hoje, proporcionando mais lucratividade e sustentabilidade. A adoção de inoculantes na produção dos grãos pode contribuir para um mundo mais sustentável e, claro, para o seu bolso, produtor. É um caminho sem volta, e que você deve estar pronto para trilhar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura