Cultivares suscetíveis, condições climáticas favoráveis e falhas no manejo formam o cenário perfeito para a requeima da batata, doença com alto potencial de causar graves prejuízos à cultura, com desafios agravados a cada safra. Seu manejo inclui uso de sementes sadias, nutrição equilibrada, emprego de materiais resistentes, aplicação correta de fungicidas e controle biológico.
Com diferentes hospedeiros e modo de infecção demorado e discreto, a bactéria Xylella fastidiosa pode habitar ameixeiras, laranjeiras, oliveiras e plantas de café. Para manejar as doenças que decorrem de sua incidência, o uso de mudas sadias e o controle de vetores estão entre as principais estratégias.
Como lidar com a doença fúngica causada por espécies do gênero Alternaria spp., capaz de provocar prejuízos severos aos produtores de batata e cuja importância tem crescido ao longo dos últimos anos na esteira de desafios climáticos extremos.
Trato cultural indispensável em alho-porro, a amontoa exige estudos para determinar sua relação com as doenças que afetam a cultura. No caso da mancha púrpura não foi observado progresso significativo durante o período em que a prática foi realizada.
A necessidade de controle do psilídeo Diaphorina citri, transmissor das bactérias causadoras do Greening, fez explodir o número de aplicações de inseticidas nos pomares de citros. Com isso se agravaram os problemas de resistência e a própria incidência da doença, o que remete à exigência da rotação correta desses produtos, sem repetição de ingredientes ativos e modos de ação.
Técnica brasileira desenvolvida na década de 1990 e que consiste em mergulhar as frutas em água aquecida após a colheita tem sido fundamental para atender às exigências do mercado externo quanto ao controle de mosca-das-frutas, de modo a permitir o aumento das exportações de manga.
Como as táticas diversificadas de manejo integrado, adotadas em conjunto e de modo racional, podem fornecer melhores chances contra a mosca-branca, uma das pragas mais importantes em tomateiro e em outras culturas de interesse comercial.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Rua Sete de Setembro, 160
Centro, Pelotas | CEP 96015-300
+55 53 3028.2000 | 3028.2070
contato@grupocultivar.com
Copyright © 2018 GRUPO CULTIVAR todos os direitos reservados.