Curso de gestão da propriedade rural atende pequenos produtores
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira, (28), as condições mais favoráveis para o plantio da cana-de-açúcar no Acre. O estudo de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que a cana tem o máximo do seu crescimento em temperaturas altas, entre 30ºC e 34ºC. Acima ou abaixo dessa média, há redução considerável do seu desenvolvimento. Em áreas onde ocorrem geadas frequentes, o cultivo é economicamente inviável.
Outra sugestão para maior produtividade é o período de plantio, que deve ocorrer no intervalo de 1º de outubro a 31 de dezembro. O estudo explica que as chuvas contribuem para o desenvolvimento da cana. No período de maturação, no entanto, a presença de uma estação seca favorece o acúmulo de sacarose (açúcar) no caule e facilita o manejo e a colheita.
O cultivo da cana-de-açúcar no país é destinado, em sua maior parte, à produção de açúcar e de etanol. Em menor escala, destina-se a outras finalidades, como a alimentação animal e fabricação de aguardente.
Ana Rita Gondim
Mapa
(61) 3218-2203
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura