Manual orienta a recuperação de áreas degradadas na Caatinga
Neste ano, os pequenos e médios produtores rurais de Mato Grosso terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como gerir a propriedade para melhorar a renda e reduzir os custos de produção. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), ligado ao Sistema Famato, oferece o programa especial Negócio Certo Rural a partir de abril.
O objetivo é fornecer aos produtores ferramentas de gestão para a propriedade rural, tendo como foco principal o empreendedorismo. “É importante ressaltar que o Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação, de curta duração, para planejamento e administração de negócios para pequenos e médios produtores rurais. Possui conteúdos básicos e estruturados em sete etapas que irão auxiliar os participantes a melhorar os negócios já existentes ou a implantar novos negócios na propriedade”, explica Tiago Mattosinho, superintendente do Senar-MT.
Entre os vários temas que serão abordados no curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer os passos necessários para formalizar e registrar um negócio, aprender como realizar um estudo de mercado, identificar estratégias de comercialização dos produtos e visualizar novas oportunidades de mercado.
O gerente de aprendizagem rural do Senar-MT, Marciel Becker, esclarece que a família do produtor também pode fazer o curso. Para este programa não existe pré-requisito quanto à escolaridade, ou seja, está autorizada a participação de produtor não alfabetizado. No entanto, é necessário que ele esteja acompanhado por um membro da família que possua escolaridade para dar suporte ao produtor.
Os participantes também receberão consultorias individuais, cuja duração será de duas horas, com o intuito de verificar e orientar sobre a elaboração do plano de negócio ideal para a propriedade. Após a conclusão de todos os encontros, os consultores irão até a propriedade verificar a implantação das ações do plano.
Até o momento, foram solicitados 15 programas especiais do Negócio Certo Rural. Porém, existe a possibilidade de atender outros municípios. Para isso, os interessados devem procurar o sindicato rural mais próximo e solicitar o curso.
O Senar-MT disponibiliza cursos de qualificação profissional e promoção social conforme a demanda dos sindicatos rurais de Mato Grosso.
Camila Tardin
Assessoria de Imprensa FAMATO
(66) 3928-4435
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura