ZF reforça estratégia para crescimento e inovação

Mudanças estruturais abrem caminho para parcerias que fortalecerão áreas de negócios individuais

20.03.2025 | 15:34 (UTC -3)
Marta de Souza, edição Revista Cultivar

A ZF Friedrichshafen AG registrou vendas de 41,4 bilhões de euros em 2024, uma queda de 11% em relação ao ano anterior, impactada pela desvinculação da linha de montagem de eixos de carros de passeio. Apesar da redução, a empresa segue com sua estratégia de realinhamento para fortalecer áreas-chave e estabelecer parcerias estratégicas.

Transformação e novos investimentos

Nos últimos dois anos, a ZF implementou a estratégia “Fortalecendo pontos fortes – Desbloqueando o potencial”, focada na otimização do portfólio e em parcerias nas áreas de mobilidade elétrica, eletrônica e sistemas de assistência ao motorista. “Nosso objetivo é reduzir a dívida e tornar a ZF uma empresa mais ágil e lucrativa”, afirmou o CEO Dr. Holger Klein (na foto acima).

Entre as mudanças estruturais, a companhia concluiu o desmembramento da divisão de sistemas de segurança passiva, que agora opera sob o nome ZF LIFETEC. Além disso, criou a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules GmbH, voltada para sistemas de chassis, e fortaleceu sua parceria com a KPIT Technologies, que resultou na fundação da empresa de software independente Qorix.

Cortes e reestruturação impactam a operação

Para aumentar a competitividade, a empresa realizou ajustes em sua estrutura na Alemanha, reduzindo cerca de 4 mil postos de trabalho por meio de aposentadorias parciais, flutuação e redução de carga horária. No total, a ZF encerrou 2024 com 161.631 funcionários no mundo, uma queda de 4% em relação ao ano anterior.

No balanço financeiro, os custos de reestruturação levaram a um prejuízo líquido de 1,02 bilhão de euros. O EBIT ajustado caiu para 1,5 bilhão de euros, com margem de 3,6%. A divisão ZF Aftermarket foi um dos destaques positivos, com crescimento orgânico de 12%.

Perspectivas e inovação

A ZF mantém um olhar cauteloso para 2025, prevendo um faturamento acima de 40 bilhões de euros e margem EBIT entre 3% e 4%. A empresa aposta no avanço das tecnologias “by-wire” para chassis, como os sistemas de frenagem e direção steer-by-wire, já adotados por montadoras como Nio e uma fabricante norte-americana.

A companhia também mantém investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que totalizaram 3,6 bilhões de euros em 2024. “Estamos moldando ativamente a transformação rumo ao veículo definido por software”, destacou Klein.

Com essas iniciativas, a ZF busca consolidar sua posição no mercado e garantir um crescimento sustentável nos próximos anos.

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