Workshop sobre Ameaças Fitossanitárias traz ao Brasil representantes do Chile e da Espanha

08.06.2015 | 20:59 (UTC -3)

Marcado para o dia 30 de junho, em São Paulo, o Workshop Internacional sobre Ameaças Fitossanitárias tem o objetivo de dar continuidade ao debate sobre a situação do Brasil e de outros países no que diz respeito à entrada de novas pragas que possam comprometer a produção agropecuária nacional. Segundo a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), nos últimos dez anos, pelo menos 35 novas espécies de pragas foram detectadas no Brasil, algumas das quais causaram prejuízos expressivos para o País.

Para compor a programação, representantes do Chile e da Espanha ministrarão palestras que visam apresentar o olhar estrangeiro em relação às Ameaças Fitossanitárias no mundo. As 'lições aprendidas na estruturação do sistema de vigilância e prevenção de pragas no Chile', ficam sob comando de Marco Muñoz, chefe do departamento do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile.

'A proposta do evento é passar para uma próxima etapa e entender um pouco mais sobre como outros países defendem suas fronteiras secas e úmidas das ameaças às suas lavouras. E um bom modelo nesse sentido é um vizinho sul-americano: o Chile', explica Luis Carlos Ribeiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

Com a expectativa de reunir cerca de 300 pessoas ligadas ao agronegócio, o evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e o Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Além dos representantes internacionais, a programação conta também com renomes nacionais do agronegócio, como Luiz Nery Ribas, da Aprosoja, e Moacyr Saraiva, do IBRAF que debaterão o painel 'Impactos econômicos da entrada de novas pragas'. O representante da Embrapa, Marcelo Lopes da Silva, modera a palestra 'Ciência e Inovação para Alimentar o Mundo'.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.defesaagropecuaria.net. Para mais informações, envie um e-mail para eventos@defesaagropecuaria.com ou ligue para (31) 3466.2161.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro