Marco regulatório: benefícios para setor sucroenergético
A organização não governamental WCS - Wildlife Conservation Society, em parceria com a Cargill, realiza no dia 22 de outubro, a partir das 9h, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em São Paulo, o workshop “Um Mundo, Uma Saúde” ("One World - One Health").
O evento traz novamente ao Brasil um conceito multidisciplinar para a saúde, meio ambiente e a vida humana.
O evento tem como foco a troca de experiências, em um trabalho multidisciplinar, sobre estudos para melhoria da área de saúde humana e bem estar animal (fauna selvagem), bem como traçar linhas de ação entre os centros de pesquisa, organizações não governamentais, o governo e a indústria de alimentos.
“O workshop visa envolver um trabalho multidisciplinar entre as áreas da Saúde, Meio ambiente e Agricultura, potencializando esforços em prol de um resultado válido a todos, com otimização de recursos e interação de equipes de campo, revela Flavia Miranda, médica veterinária da WCS Brasil e organizadora do workshop.
Nesse dia, serão apresentados os resultados de cinco projetos financiados pelo fundo “Um mundo Uma saúde”, formado após o evento anterior da iniciativa, que ocorreu em Brasília entre os dias 3 e 06 de outubro de 2007:
* Inter-relações capivaras/ectoparasitos e a possibilidade de transmissão da febre maculosa Brasileira e outras riquetsioses na área turística da Serra do Cipó, Minas Gerais.
* Avaliação do risco de transmissão (spillover) de parasitas entre carnívoros domésticos e selvagens (Ordem Carnívora) no Pantanal, MS;
* Monitoração e Promoção da Saúde Ambiental em Comunidades Pesqueiras Tradicionais do Litoral do Paraná;
* Monitoramento de influenza aviária e doença de newcastle na região amazônica Brasileira;
* Monitoramento de aves migratórias e suas relações com aves silvestres e a avicultura, com foco na prevenção de gripe aviária.
Também serão apresentados os métodos de pesquisas dos projetos aprovados este ano. São eles:
· Monitoramento de aves marinhas e costeiras no Rio Grande do Sul e Antártica com foco na detecção de influenza aviária.
· Avaliação do papel do porco monteiro (forma feral de Sus scrofa domesticus) na cadeia epidemiológica da brucelose e leptospirose na região do pantanal sul-mato-grossense.
· Analise de prevalência de doenças em queixadas (Tayassu pecari) do Pantanal do Mato Grosso do Sul: Papel do impacto pelo gado e do fluxo gênico entre populações.
· Detecção de Mycoplasma gallisepticum, Paramyxóvirus tipo 1 (doença de Newcastle) e vírus da Influenza aviária em aves de vida livre capturadas próximas às granjas avícolas comerciais.
· Saúde humana e animais de seis comunidades da reserva amaná, AM e suas implicações para conservação.
Este fundo é disponibilizado anualmente pela WCS Brasil e seus apoiadores em forma de edital.
O workshop será realizado na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, localizado na Av. Miguel Stéfano, 4241, Portão 2, Água Funda, São Paulo. Mais informações estão disponíveis no site
.
O Evento “One World, One Health” já esteve no Brasil, em 2007, depois de ser apresentado em cidades como Nova Iorque, Bangkok e Pequim, tornando-se um evento de sucesso. Pela segunda vez aqui, o workshop vem reafirmar conceitos utilizados no Brasil e que podem ser adotados por todos os países do mundo, em prol de um melhor cuidado com animais silvestres.
Criada em 1895, com sede no Zoológico do Bronx, em Nova York (EUA), a Wildlife Conservation Society (WCS -
) visa preservar a vida silvestre e áreas naturais no mundo todo. Seus instrumentos são a pesquisa científica, a conservação internacional, a educação e o manejo do maior sistema de áreas naturais urbanas do planeta. Por meio deles, a organização busca modificar as atitudes das pessoas frente à natureza, fazendo-as perceber que é possível a interação sustentável tanto numa escala local quanto global. Suas ações atingem milhões de pessoas, em mais de 50 países.
No Brasil, a WCS atua desde o início da década de 1970. A WCS do Brasil conta com um escritório no Rio de Janeiro e está envolvida em projetos de conservação no Pantanal e na Amazônia, incluindo as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amanã e Piagaçu-Purus.
Fonte: Alfapress - (19) 2136.3518
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura