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O Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (WFB) fechou o ano de 2008 duplicando o volume de exportações de vinhos e espumantes de 2007. Os negócios chegaram a US$ 4,68 milhões, valor 99,4% superior às vendas do ano anterior que somaram US$ 2,34 milhões.
O WFB é resultado de um convênio entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência para Promoção das Exportações (Apex-Brasil). O projeto iniciou suas atividades com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras. Hoje, já são 34, sendo que 21 delas já efetivaram exportações. Em 2008, 13 vinícolas aderiram ao WFB. Em seis anos de trabalho, o valor exportado aumentou 20 vezes, subindo de US$ 231 mil em 2003 para US$ 4,68 milhões em 2008, um incremento de 1.927%.
A gerente de promoção comercial do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, comemora os resultados alcançados. "Antecipamos em um ano a meta prevista até o final de 2009", festeja. Ela explica que a fatia dos vinhos finos já é de 7,5% da produção nacional, ou seja, 3,74 milhões de litros de um total de 50 milhões. "Nosso maior orgulho está em proporcionar às pequenas vinícolas acesso ao mercado mundial", enfatiza. Hoje, 80% das empresas que integram o WFB são de pequeno e médio porte.
Em 2008, os vinhos e espumantes brasileiros foram exportados para 27 países. Os mercados que mais importaram vinhos brasileiros foram a Holanda com US$ 838 mil (14%), Estados Unidos com US$ 552 mil (10%) e Alemanha com US$ 326 mil (6%). Suíça, Reino Unido, Austrália, Japão, República Tcheca e Canadá aparecem como os novos países compradores de vinhos e espumantes brasileiros, fechando o ranking dos 10 principais mercados importadores.
O WFB pretende alcançar ainda em 2009 um volume de exportações de US$ 6 milhões, com a comercialização de 4 milhões de litros. Andreia Milan adianta que a estratégia é continuar investindo nos Estados Unidos e Europa, além da abertura de mercado na Ásia. "Nossos próximos alvos serão China, Japão, Cingapura e Hong Kong", revela. Também está prevista uma ação específica para aumentar a presença dos vinhos e espumantes brasileiros nos Estados Unidos, além da prospecção de mercado na Rússia e no Canadá. "Nossa intenção é ampliar as vendas para 30 países e conquistar 40 empresas participantes do projeto", declara a gerente.
Mais informações: WINES FROM BRAZIL / IBRAVIN - 54 3455 1800 /
Fonte: CONCEITO.COM - 54 3451.5812
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