MS é um dos estados com maior crescimento de madeira plantada do País
Unidades demonstrativas de sistemas de irrigação por gotejamento e microaspersão serão apresentadas durante a 12ª Agrotins, que acontecerá de 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas/TO. Nesta área demonstrativa, a Embrapa apresentará técnicas de manejo de irrigação, como a verificação da uniformidade dos emissores de água e a escolha do sistema a partir das características do solo.
As unidades dos sistemas de irrigação farão parte da vitrine tecnológica de plantio de arroz, feijão, feijão caupi, milho, sorgo, soja, hortaliças (como pimenta, batata doce e berinjela) e frutíferas. Além da vitrine, a Embrapa terá um estande, onde o visitante poderá conhecer o passo a passo para a manipulação do pescado e as novidades tecnológicas para a agropecuária.
O intuito da Embrapa é apresentar diversos trabalhos desenvolvidos como o arroz BRS Tropical, mandioca, sistemas de fruticultura e consórcios, seringueira, o sistema de irrigação Irrigas, cenoura BRS Planalto, berinjela Cica, a batata doce Beauregard e as pimentas BRS Siriema, BRS Moema e BRS Mari.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Deivison Santos, a Agrotins 2012 é um espaço privilegiado para a transferência de tecnologias ao produtor rural. “A Agrotins é uma grande oportunidade da Embrapa entrar em contato direto com o nosso público, que é a sociedade, demonstrando as tecnologias desenvolvidas para a região de fronteira agrícola, onde o Tocantins se insere”, avaliou o pesquisador, que é um dos responsáveis pela programação da Embrapa na Agrotins.
Uma novidade da Embrapa nesta edição da Agrotins é uma área demonstrativa de três hectares voltada à capacitação técnica. Aberta ao público durante o período da Feira, a área terá utilidade permanente após o evento para capacitar técnicos multiplicadores. Durante a Feira, os técnicos da Embrapa irão ministrar dois cursos: ‘Manejo de Irrigação’ e ‘Inventário Florestal Digital’. Haverá também dois seminários sobre ‘Agricultura de Baixa Emissão de Carbono’ e ‘Piscicultura’.
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.
Juliano Ribeiro/Seagro
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura