Vazio sanitário da soja inicia no Rio Grande do Sul e segue até 30 de setembro
Pelos próximos 90 dias, os sojicultores gaúchos ficam proibidos de manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento
O Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) revelou os vencedores do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja durante a 16ª edição do Fórum Nacional de Máxima Produtividade, na manhã desta quinta-feira (04/07/2024).
O "desafio" foi dividido em duas categorias: sequeiro e irrigado. A categoria sequeiro apresenta os campeões regionais (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste), que concorreram ao prêmio de campeão nacional. A categoria irrigada tem diretamente um campeão nacional.
A iniciativa atraiu mais de 6 mil inscritos, no ano em que se comemora os 100 anos da cultura da soja no Brasil. Foram três novos recordes nesta edição: ao todo, o desafio auditou 980 áreas, em 1100 municípios de 20 Estados brasileiros, totalizando 4 milhões de hectares com produtividade média de 89 sacas por hectare. Em mais de 482 áreas auditadas, a produtividade chegou a +90 sacas por hectare.
Marcelo Habe (na foto), presidente do Cesb, destacou que o evento visa celebrar as mais altas produtividades sustentáveis de soja do Brasil, reunindo agricultores, especialistas, pesquisadores e entusiastas do setor agrícola para compartilhar informações técnicas e inovações. “A soja é uma cultura de imensa importância social e econômica, não somente no Brasil, mas como no mundo. Ela não só alimenta milhões de pessoas, como também é um pilar vital para a economia do nosso país. No entanto, essa responsabilidade vem com o dever de cultivar de maneira sustentável, garantindo que as nossas práticas agrícolas respeitem e preservem o meio ambiente para o futuro das gerações”, salientou.
Uma novidade da 16ª edição do Desafio foi o troféu Ecoeficiência, que visa reconhecer as melhores práticas ecoeficientes dos campeões. Todas as técnicas foram detalhadas durante a revelação dos vencedores.
Ao dar início a premiação, Leonardo Sologuren, diretor de marketing do Cesb, salientou o grande número de inscritos desta edição e os desafios climáticos enfrentados pelos produtores rurais. “Nós tivemos um ano de desafio climático extremamente alto, e isso mostra que os nossos produtores tiveram sim uma resiliência agronômica muito forte. Isso tem levado o Brasil a ser o maior produtor mundial de soja, e levado, também, a sermos o maior exportador global de soja”, acrescentou.
Esta edição mostrou que, mesmo com adversidades climáticas, dificuldades de produção e desafios econômicos, os sojicultores, com diversos perfis, aderiram fortemente ao Desafio.
A grande vencedora do Desafio à nível nacional foi a Ernest Milla Agrícola, da Fazenda Mariedda, em Candói (PR), que alcançou 138,95 sacas por hectare de produtividade. Karl Milla, produtor rural responsável pela empresa, salientou o legado e a importância da sustentabilidade para impulsionar a produtividade e a alimentação mundial.
"É uma conjunção de fatores para alcançar altas produtividades, e uma boa parte desses fatores envolvem um plantio bem feito e também os tratos culturais bem feitos e, por isso, a nossa equipe tem todo o mérito. Outro ponto é a construção do solo, que passa por gerações, e iniciou pelo meu pai. Ele construiu isso, foi pioneiro no plantio direto na década de 70, então queremos deixar esse legado do solo para os nossos filhos, nossos netos, pois faz parte do nosso DNA.", concluiu.
GRANDE CAMPEÃO NACIONAL (SUL)
Campeão Nacional: Fazenda Mariedda - Candói (PR)
Produtividade: 138,95 sc/ha
Produtor: Ernets Milla Agrícola
Consultor: Rafael Eduardo Managó
Tamanho da propriedade: 5.681 ha
Área de soja: 1.509 ha
Produtividade média: 93,75 sc/ha
No vídeo abaixo, Vitor Bernardes, gerente sênior de marketing soja da BASF, fornece algumas dicas sobre como obter grandes produtividades...
CATEGORIA IRRIGADA NACIONAL
Campeão: Fazenda Fratelli - Itapeva (SP)
Produtividade: 133,79 sc/ha
Produtor: Silvio Maluta
Consultor: Robson Ribeiro dos Santos
Tamanho da propriedade: 2.800 ha
Área de soja: 2.500 ha
Produtividade média irrigada: 81 sc/ha
CATEGORIA REGIONAL
• Região Sudeste
Campeão: Fazendo Congonhal - Nepomuceno (MG)
Produtividade: 137,28 sc/ha
Produtor: João Lincoln Reis Veiga
Consultor: Gerson Justus Junior
Tamanho da propriedade: 384 ha
Área de soja: 43 ha
Produtividade média: 96,30 sc/ha
• Região Centro-Oeste
Campeão: Fazenda Reunidas - Rio Verde (GO)
Produtividade: 119,03 sc/ha
Produtor: Reunidas Baumgart
Consultor: Fernando Almeida Pereira
Tamanho da propriedade: 25.150 ha
Área de soja: 8.466 ha
Produtividade média: 77,75 sc/ha
• Região Nordeste
Campeão: Fazenda Aliança - Baixa Grande do Ribeiro (PI)
Produtividade: 117,04 sc/ha
Produtor: Ralf Karly
Consultor: Luiz Gabriel de Morais Junior
Tamanho da propriedade: 22.000 ha
Área de soja: 11.200 ha
Produtividade média: 73,5 sc/ha
• Região Norte
Campeão: Fazenda Fronteira 2 - Mateiros - TO
Produtividade: 104,42 sc/ha
Produtor: Ilmo da Cunha
Consultor:Luciano Biancini
Tamanho da propriedade: 7.560 ha
Área de soja: 5.770 ha
Produtividade média: 76,4 sc/ha
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura