VEGA ganha reconhecimento do AgTech Garage por inovações sustentáveis no agronegócio

Empresa, que realizou mais de 3,1 milhões de análises socioambientais e monitora 48 milhões de hectares na safra e safrinha, foi selecionada por duas empresas no programa Intensive Connection do Agtech Garage para desenvolver tecnologias no agronegócio

10.05.2022 | 13:53 (UTC -3)
Assessoria de imprensa e Comunicação

O desenvolvimento das agtechs e do uso de tecnologias avançadas no campo é extremamente importante para impulsionar a produtividade e a rentabilidade do produtor rural e do agronegócio. Pensando nisso, O Grupo Imagem, que possui mais de 35 anos de pioneirismo e liderança no segmento de TI e Geotecnologia, anunciou a entrada da unidade VEGA em sua estruturação a fim de evoluir a atuação no segmento agrícola. A VEGA é uma agtech que nasceu em 2018 com o objetivo de monitorar a produção agrícola, atestando a sustentabilidade das práticas na cadeia produtiva do agronegócio.

Entre os serviços oferecidos pela empresa estão o monitoramento agroclimático, a rastreabilidade de origem, o diagnóstico socioambiental, a inteligência territorial e a gestão de ativos ambientais focada no crédito de carbono e PSA para acelerar o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio. Para isso foi desenvolvido a plataforma LYRA, que suporta processos de negócios, avaliação de riscos e análises sobre a evolução das operações nos territórios, em um ambiente digital servido por ampla base de dados e inteligência analítica.

Ao construir uma visão integrada do território em que se insere a propriedade rural, considerando aspectos socioambientais, climáticos e agrícolas, foi adotada a perspectiva de que a unidade produtiva possui safras agrícolas e serviços ambientais que considerem uma operação sustentável. “Entendemos que uma unidade de produção agrícola produz os bens que vão alimentar as pessoas, mas também atua com serviços ambientais que vão proporcionar o equilíbrio do planeta”, conta Eneas Brum, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Imagem. O propósito do negócio é contribuir com essa conjuntura em que ambos os pilares se suportam e, com o avanço da tecnologia, devem ser utilizados nos processos produtivos do mundo inteiro.

Projeções

Hoje, a VEGA já realizou cerca de 3,1 milhões de análises de compliance socioambiental e o monitoramento de 48 milhões de hectares em áreas produtivas e florestas. Atende desde tradings, agroquímicas, cooperativas, indústria, varejo a bancos e seguradoras. De acordo com Luis Eduardo Brunelli dos Santos, Head de Estratégia de Negócios, a agtech pretende obter mais de 300 clientes na carteira até 2024. Atualmente, conta com quase 30, incluindo líderes de seus respectivos mercados. “Nossa perspectiva nos próximos anos é realizar a capitalização desse mercado e penetrar ainda mais nas principais contas do agronegócio, como agroquímicas, instituições financeiras e tradings, levando tecnologia para pequenas e médias empresas através da LYRA”, conta.

Reconhecimento

A VEGA se destacou no programa Intensive Connection Latam, promovido pelo AgTech Garage - um dos principais hubs de inovação para o agronegócio em nível mundial. Com mais de 200 inscrições, o programa consiste em promover parcerias durante sete meses com grandes nomes ligados ao setor para criar negócios e acordos que resultem no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e investimentos. Na ocasião, dentre os mais de 200 inscritos, 13 empresas e startups foram selecionados como vencedoras da 4ª edição. A VEGA foi selecionada como vencedora em mais de uma categoria, este fato aconteceu pela primeira vez na história deste programa.

“Para a VEGA é importante participar desse evento pois ele gera conexões com as startups e demais empresas. Nosso objetivo é fomentar ideias e trazer inovações para a sustentabilidade e o crescimento do agronegócio nacional”, explica Luis. Entre as empresas que escolheram se associar à VEGA no programa estão a instituição financeira cooperativa Sicredi e a Ceva, empresa francesa voltada à saúde animal. O objetivo é desenvolver tecnologias de diagnóstico de potencial do pequeno produtor na geração de créditos de carbono e no acesso a Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e buscar novas formas de fidelizar os clientes voltados ao bem-estar animal, ambiente e manejo.

Portanto, a agtech se destacou entre os inscritos por utilizar inteligência analítica para auxiliar empresas na tomada de decisões, promovendo o desenvolvimento sustentável de seus negócios. Muitas empresas desconhecem que podem utilizar a tecnologia para realizar boas práticas de preservação e proteção do meio ambiente sem afetar seus lucros. Portanto, é preciso conscientizar e auxiliar as políticas sustentáveis na produção agrícola, que dependem de decisões assertivas em toda a cadeia do agronegócio.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024