Variações de temperatura marcaram mês de julho na região de Dourados

05.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

O boletim agrometeorológico da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) para o mês de julho mostra que as temperaturas em Dourados tiveram grandes oscilações, apesar das médias ocorridas serem praticamente iguais às normais de 32 anos. A temperatura média foi 18,3ºC, enquanto as médias das temperaturas máximas e mínimas foram, respectivamente, 25,2ºC e 12,2°C.

Em onze dias, a temperatura superou 30°C, atingindo 32,7ºC no dia 31 de julho. “No entanto, em nove dias a temperatura foi inferior a 10ºC, sendo a mínima do mês 7,1°C, em 15 de julho, com sensação térmica de 5,3°C. No período de 13 a 18 de julho a temperatura durante todo o dia não superou 15ºC, causando em várias pessoas a sensação de muito frio”, diz o pesquisador responsável pelo boletim, Carlos Ricardo Fietz.

Quanto às chuvas, o total em julho foi de 51 mm, muito próximo à média histórica de 32 anos, 47 mm. “Esse total de chuva praticamente ocorreu em dois dias, 15 e 16 de julho”, acrescenta Fietz.

Com base nos registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação MS, verifica-se que houve grandes variações nos totais de chuva no sul de Mato Grosso do Sul: Juti (86 mm), Maracaju (45 mm), Rio Brilhante (33 mm), Campo Grande (22 mm) e Sidrolândia (13 mm).

No começo de julho, os solos da região estavam com menos de 50% de disponibilidade hídrica. As chuvas que ocorreram no final da primeira quinzena aumentaram a disponibilidade hídrica, mas não foram suficientes para elevar a umidade dos solos até as condições ideais. Com a ausência das chuvas, a umidade foi diminuindo gradativamente na segunda quinzena e, no fim do mês, os solos estavam novamente com menos de 50% da disponibilidade hídrica. “Deve-se ressaltar que essa condição de umidade é esperada, pois julho é o mês do ano que normalmente tem a menor precipitação em Dourados”, lembra o pesquisador.

De acordo com o boletim, a umidade relativa média deste mês foi 65%, ou seja, 4% inferior à média histórica de julho, 69%. Em 17 dias, ocorreram níveis de umidade do ar inferiores a 30%. A umidade relativa mínima foi de 19% no dia 25 de julho.

Mais informações sobre o clima na região de Dourados podem ser obtidas no endereço eletrônico

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro