Vamos torna-se distribuidor da Komatsu no Rio Grande do Sul

Nomeação adiciona dois pontos de venda da marca ao portfólio da companhia, nas cidades de Caxias do Sul e Eldorado do Sul

12.07.2023 | 13:12 (UTC -3)
Júlia Monteiro

A Vamos foi nomeada pela Komatsu como representante oficial da marca no Rio Grande do Sul. Com isso, a companhia amplia sua presença no mercado gaúcho, onde já atua com a Transrio – rede de concessionárias Volkswagen caminhões e ônibus do país – e Vamos Seminovos, além da locação de caminhões, máquinas e equipamentos de diversas marcas.

A partir deste mês, a Vamos Komatsu operará no estado com duas unidades, que inicialmente funcionarão junto às concessionárias Transrio nos municípios de Caixas do Sul e Eldorado do Sul. Ambas receberam investimentos em reformas e melhorias para comportar a marca. Em Caxias, a unidade contará com uma oficina provisória de 500 m² para atender os clientes até a loja definitiva ficar pronta. Já a concessionária em Eldorado receberá uma estrutura modular da Komatsu e, mais adiante, um showroom de máquinas da marca.

“Com essa expansão, poderemos levar aos nossos clientes da região Sul o que há de mais novo e inovador em tecnologia e aproveitar as sinergias entre as nossas linhas de negócio para oferecer soluções integradas. Temos experiência como distribuidores da Komatsu, pois já atuamos com a marca no Centro-Oeste, e isso nos permitirá oferecer ao mercado gaúcho um serviço com ainda mais qualidade de atendimento”, comenta Bernardo Uliana, gerente geral de Concessionárias Komatsu da Vamos.

Além das unidades gaúchas, a Vamos Komatsu possui quatro lojas no Mato Grosso e uma no Mato Grosso do Sul. Assim como nesses estados, a companhia comercializará o portfólio completo da fabricante no Rio Grande do Sul. Isso inclui escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e tratores de esteira da chamada Linha Amarela. Além disso, as lojas também atuarão com pós-venda, incluindo a oferta de peças de reposição genuínas e serviços de manutenção e reparo.

Mercado gaúcho e sinergias

Detentor de um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do País, o Rio Grande do Sul desempenha papel relevante na produção nacional. Com uma economia mista, o estado destaca-se pela atuação nos setores de serviços, agropecuária e indústria – que contempla a construção civil. Em 2022, a atividade cresceu 5,8% no Rio Grande do Sul, alavancando o setor industrial gaúcho como um todo, segundo o Departamento de Economia e Estatística da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão.

De acordo com dados de mercado apurados pela Vamos, o estado representa entre 6% e 7% da demanda nacional de equipamentos. Historicamente, o Rio Grande do Sul tem uma demanda expressiva, que varia entre 1,3 mil e 1,6 mil máquinas por ano, volume que indica um grande potencial de crescimento para a Vamos no estado, tanto em venda quanto em locação.

“A Vamos é um ecossistema único em alternativas para a renovação e expansão da frota, pois atua com locação, compra, venda e troca de veículos pesados. Isso nos possibilita aproveitar as diversas sinergias entre os negócios, a favor de oferecer a melhor solução ao cliente. No Rio Grande do Sul, iremos explorar isso com a Transrio e Vamos Locação, que já possuem uma base de clientes na região. Parte desses consumidores também opera com equipamentos de Linha Amarela e isso abre uma janela de oportunidades, tanto no aluguel quanto na comercialização de pesados da Komatsu”, finaliza Bernardo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro