Valtra apresenta na Bahia Farm Show 2015 novo conceito de plantadeira

02.06.2015 | 20:59 (UTC -3)

Entre os dias 2 e 6 de junho, o munícipio de Luís Eduardo Magalhães (BA) recebe a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show. E a Valtra– referência nacional na produção de soluções agrícolas – preparou uma série de novidades em tratores, colheitadeiras, pulverizadores, implementos e agricultura de precisão para o evento, que gradualmente vem ganhando força devido ao crescimento da nova fronteira agrícola do País, conhecida como MATOPIBA (nome que faz referência aos estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“A Bahia Farm Show é uma excelente oportunidade para que os empreendedores rurais da região conheçam todo o portfólio da marca Valtra. É também uma vitrine para os produtores dos Estados do Norte/Nordeste, principalmente para aqueles que compõem a região do MATOPIBA, pois são os que mais têm boas expectativas para a próxima safra e que estão pensando em renovar a frota ou mesmo em ampliar o uso de novas tecnologias”, destaca Luiz Cambuhy, gerente comercial da Valtra.

Entre os lançamentos da marca para a feira, destaca-se a plantadeira Nova Frontier CFS (Central Fill System) da Valtra, que vem com a proposta de aliar robustez para enfrentar as condições adversas do campo à excelente relação de adubo e sementes, permitindo assim, longas jornadas de trabalho, reduzindo as paradas, e ainda, oferecendo mais agilidade no abastecimento.

Com maior capacidade de adubo e semente, a Nova Frontier CFS, da Valtra, é indicada para agricultura de larga escala, pois permite que produtores de áreas grandes ou médias tenham maior autonomia do plantio. “Uma das principais características deste produto é a caixa central de sementes, que agiliza o abastecimento”, destaca o gerente.

Outro atrativo da Nova Frontier CFS é a Taxa Variável, na qual é possível fazer uma programação específica para determinar a distribuição de sementes e fertilizantes de acordo com um mapa de recomendação planejado pelo produtor ou pelo agrônomo responsável. A Taxa Variável é utilizada em agricultura de precisão, pois a taxa de sementes e adubo é ajustada quase que instantaneamente conforme o mapa de aplicação, sem que o operador precise parar e descer do trator para alterar a dosagem. Todo esse sistema pode ser integrado ao piloto automático da Valtra, garantindo assim, a conectividade entre trator e plantadeira. Além disso, o produtor pode optar por trabalhar com taxa fixa, utilizando o benefício da transmissão hidráulica para regular as doses de adubo e sementes sem sair da cabine do trator.

Os modelos da Nova Frontier CFS, que vão de 11 até 30 linhas, apresentam um design mais limpo e funcional. As novas versões têm ainda transmissão das linhas de sementes pneumática que por meio do cabo flexível, ajuda a reduzir as manutenções da máquina.

Por contar com um sistema pantográfico nos disco de corte, nas linhas de sementes e fertilização, a máquina é ideal também para quem trabalha com plantio direto, já que evita oscilação na semeadura.

Vale ressaltar que a Valtra está apresentando o conceito da Nova CFS na Bahia Farm Show, mas que o produto estará disponível para venda a partir do início de 2016.

Outra grande atração da Valtra para o evento é o lançamento da nova família de tratores BM. Os produtos desta linha sempre foram reconhecidos como os melhores do segmento de média potência (entre 106 e 132 cvs) e, agora com a reformulação, especificamente das versões BM110 e BM125i, oferecem muito mais desempenho e robustez.

A nova linha BM apresenta novo sistema hidráulico, que foi redimensionado para vazão de 57,5 litros/minuto, trazendo melhoria de 11% em relação ao anterior. O capô teve o design aprimorado, e, além de mais bonito, ficou mais funcional, pois facilita a manutenção e a refrigeração do sistema hidráulico e da caixa de câmbio.

O radiador de alumínio garante maior eficiência na troca de calor, melhorando a performance em regiões de alta temperatura ambiente, já o escapamento lateral do maquinário amplia o campo de visão do operador. Os lançamentos possuem motor AGCO Power, desenvolvido exclusivamente para agricultura, o que permite melhor performance e economia de combustível.

A Valtra leva ainda para a Bahia Farm Show a sua colheitadeira de alta performance, a BC8800. Essa máquina da classe 8 representa um avanço tecnológico em relação às demais, pois apresenta vários itens exclusivos e inovadores, tais como: o maior rotor do mercado (Ø 80 cm por 3,56m de comprimento), um sistema de côncavos bi-partidos e com suspensão, e ainda um novo canal alimentador do rotor, tudo isso para alcançar grande capacidade de processamento. Estas três áreas em conjunto são denominadas como TriZone.

Mas, não é só no sistema de processamento que a BC8800 traz novidades. Foi introduzido um exclusivo motor de 7 cilindros, inédito na aplicação agrícola, que entrega alta potência (470cv – Potência Nominal, 495 cv – Potência Máxima, e, 510cv – Potência Reserva) com menor consumo de combustível da categoria. “Protegendo este motor, temos o sistema V-Flow, que elimina a necessidade de tela rotativa, prevenindo obstruções e reduzindo as manutenções diárias ou paradas por aquecimento. Este sistema conta ainda com reversão inteligente, que elimina partículas que podem causar o entupimento dos radiadores. No sistema de armazenagem e descarga, temos 12.334 litros no tanque de grãos e 150 litros por segundo de vazão de descarga, a maior do mercado”, explica Cambuhy.

Também será possível conhecer o Challenger Spinner modelo RG1300 – distribuidor de fertilizantes desenvolvido especialmente para clientes que procuram alta produtividade com qualidade. Considerado o melhor equipamento disponível no mercado mundial de máquinas agrícolas, o Challenger Spinner, que possui chassi Flex Frame, é robusto e está configurado para trabalhar com alto rendimento nas grandes áreas agrícolas. O distribuidor de fertilizantes modelo RG 1300 tem alta capacidade de trabalho, tanto que, dependendo das condições do terreno, da taxa de aplicação e do produto, ela pode trabalhar a até 40 km/h. Além disso, a máquina já sai de fábrica configurada para operar com piloto automático hidráulico e é apta a atuar com o sistema de telemetria AgCommand, permitindo, assim, monitorar o desempenho das máquinas a distância. É um equipamento desenvolvido para operar em janelas de trabalho cada vez menores.

Durante o evento, a Valtra irá disponibilizar aos visitantes da feira um serviço completo de atendimento, com o auxílio da concessionária Lavrobrás, para o esclarecimento de dúvidas sobre produtos, financiamento, serviços, consórcio, peças e a indicação das melhores soluções para cada tipo de produção.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro