Embaixador do Japão visita a Embrapa-RR
A processadora de soja paranaense Imcopa, que teve seu resultado financeiro prejudicado em cerca de R$ 210 milhões, provocado pela súbita desvalorização do real frente ao dólar no final do ano passado, anunciou que acaba de recuperar 67% de suas perdas, com base no final de maio de 2009.
De acordo com a empresa, o resultado ocorreu em virtude da recente valorização da moeda brasileira e a empresa está otimista com relação aos resultados projetados para 2009. Até o fim deste ano, além do resultado operacional, a Imcopa espera reverter praticamente a totalidade das perdas cambiais sofridas no exercício passado.
“Essa recuperação deve ocorrer em parte pela própria valorização do real frente à moeda americana, como já vimos no final de maio, e também pela própria reversão dos hedges (proteção) cambiais ao logo desse ano feitos pela empresa que originaram as perdas”, disse Enrique Traver, diretor operacional da empresa. “A crise financeira de 2008 acabou mascarando de maneira negativa os nossos resultados”, afirmou Traver. “A empresa, sólida e solvente, líder de mercado na sua linha de produtos, de um momento para outro virou um patinho feio e, agora, mesmo com a recuperação dos resultados, terá que batalhar muito para reverter o prejuízo trazido pelos desdobramentos que a crise provocou em sua liquidez financeira”.
De acordo com o diretor de operações, a renegociação das dívidas junto aos bancos está caminhando de forma favorável e tudo indica que um acordo final com os bancos vai restabelecer a liquidez. Os bondholders (investidores) liberarem a planta fabril de Araucária para ser oferecida como garantia aos bancos foi um avanço considerável. “O apoio de fornecedores e clientes permitiu a manutenção das nossas operações dentro da normalidade e os momentos difíceis estão se distanciando”, comemora o diretor da Imcopa.
Fabio Riesemberg
Enfoque Comunicação & Eventos
(41) 3352-2099
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura