Uso dos Drones nas lavouras

30.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Falhas nas plantações, áreas com excesso ou falta d'água e parcelas onde é preciso utilizar agrotóxicos são alguns dos problemas que os drones ajudam a localizar, ao tirar fotos ou fazer vídeos dando rasantes sobre os plantios.

As imagens são utilizadas para formar um mapa das áreas. Os dados são, então, analisados com ajuda do computador e, assim, é possível agir exatamente onde há problemas.

O Drone ou VANT (Veículo Aéreo não Tripulado) com quatro hélices, GPS, bússola, microcâmera e computador de bordo é importado. O equipamento é acionado por controle remoto e as operações são comandadas por um operador em terra.

O equipamento

O drone é um veículo aéreo por controle remoto criado inicialmente para fins militares, usados em ações de espionagem e patrulhamento. Com a popularização do equipamento, a ferramenta passou a ganhar novas aplicações, como a cobertura jornalística de eventos, levantamento de lavouras, áreas com inundações lazer.

Segundo Wesley Santos, diretor da Agência PressDigital, a precisão de suas imagens permite medir a luz da energia solar, diferenciar os males da planta como o estresse por calor, por seca, controle de pragas e por escassez de nutrientes, entre outros", destacou. Santos destaca também a procura deste serviços apenas para registro de suas propriedades, " Vários proprietários de fazendas, estancias nos procuram apenas para registar a sua propriedade como material para prosperidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025