Uso de biológicos no Brasil é impulsionado pela nova geração de produtores

Dado foi apresentado durante o BioSummit 2024, evento que superou expectativa de público e recebeu participantes de cinco países

29.05.2024 | 17:46 (UTC -3)
BioSummit
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O mercado de biológicos tem crescido e conquistado cada vez mais espaço entre a nova geração de produtores agrícolas do país. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (29) por Eric Emiliano, diretor da L.E.K. Consulting, que participou do painel “Oportunidade na Indústria e Distribuição de Bioinsumos”, dentro da programação do BioSummit 2024, encerrado hoje em Campinas (SP). O evento recebeu durante dois dias cerca de 750 visitantes, número 25% maior do que o esperado pelo FB Group, organizador do BioSummit.

Segundo pesquisa da L.E.K Consulting divulgada durante o evento, 78% dos respondentes disseram que já usam produtos biológicos em suas propriedades. A faixa etária que mais concentra produtores que adotam os bioinsumos é de 36 a 55 anos. “O agricultor brasileiro é o que tem a menor média de idade do mundo, e esse fator favorece muito a adoção de novas tecnologias como os biológicos. Além disso, podemos destacar dois fatores para o crescimento desse mercado: o trabalho que essas empresas fizeram de lançar produtos, e de gerar essa demanda junto ao agricultor e desenvolver esse mercado”, destaca.

Emiliano observa que o Brasil já trabalha com agricultura regenerativa há algum tempo e que está na vanguarda desse segmento no mundo. O diretor também destaca que os setores público e privado, principalmente por meio das universidades e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estão bastante conectados para que esse mercado esteja em evidência.

Dados do evento

O BioSummit reuniu durante dois dias um público de cinco países e 16 estados brasileiros, entre 750 participantes, 33 empresas expositoras e patrocinadoras, e 55 palestrantes. Um dos organizadores do evento, o engenheiro agrônomo e professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Jerson Guedes, destaca que tanto o público quando as empresas também tiveram suas expectativas superadas. “Conversei com expositores e participantes que estavam bastante impressionados com os temas trazidos para debate”, comenta.

Para CEO da FB Group, Daiana Bisognin Lopes, os números do BioSummit 2024 comprovam que esse é um setor em franca expansão. Ela confirma que o evento será anual, e pretende em breve divulgar onde e quanto será realizado em 2025. “Tivemos apresentações e discussões de alto nível, e muitas delas vão ditar o caminho que o mundo de bioinsumos vai seguir daqui para frente”, afirma.

O cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, visitou o BioSummit nesta quarta-feira, já que agora tem participação na empresa Biotil, expositora do evento. O artista conta que decidiu investir no setor após usar um produto da empresa em uma de suas propriedades no interior paulista e comprovar sua eficácia. “Como sertanejo não deixo de estar ligado ao agro, por isso achei que esse seria um bom investimento", conclui. 

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro