Desafios Agro promove ciclo de palestras sobre uso de biológicos na agricultura

Evento acontece entre os dias 18 e 19 de junho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

28.05.2024 | 15:42 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Edson Borges

Nos dias 18 e 19 de junho, a empresa de pesquisa Desafios Agro e seus parceiros promovem um ciclo de palestras e debates que abordarão, pela primeira vez em Mato Grosso do Sul (MS), o tema “Produtos biológicos para uso da agricultura”. O evento inédito acontece nas dependências da Acrissul, em Campo Grande. 

Durante o encontro, estarão presentes renomados especialistas brasileiros desta área do conhecimento, que irão abordar assuntos relevantes para o setor de ativos biológicos. O evento é voltado para produtores rurais, consultores, técnicos, pesquisadores, professores, acadêmicos e empresas do setor agrícola. 

Confira a programação:

Painel 1: Vida no Solo - os palestrantes  Arthur Gomes (CropLife) e Tulio Gonçalo (Grower) apresentarão a temática do uso de culturas para cobertura do solo. O objetivo é mostrar aos produtores e consultores o quanto se faz necessária a estruturação do solo para o uso de agentes biológicos, em especial, os que vão ser aplicados para combater as doenças em sementes, raízes e nematoides. Também serão abordadas todas as legislações pertinentes para o registro de produtos bioinseticida, bionematicida, biofungicidas, bioestimulantes e biofertilizantes.

Painel 2: Nutrição Solo e Planta -   Éder de Souza Martins e Christiane Abreu de Oliveira Paiva (Embrapa) abordarão o uso de remineralizadores e bactérias solubilizadoras de fosfatos e Inoculantes. Os produtores e consultores terão a oportunidade de conhecer o uso de alternativas regionais como o pó de rocha e uso de bactérias naturais (bacillus) que promoverão a disponibilidade de fósforo para as culturas utilizadas na agricultura, aproveitando os recursos naturais existentes no solo brasileiro.

Painel 3: Patógenos de Solo e Raiz - os painelistas Simone Santana Gomes (Araucária Soluções Agronômicas) e Thays Benites Camargo Pereira (Desafios Agro) apresentarão os produtos bionematicidas para combater os nematoides, pragas que atacam diretamente o sistema radicular comprometendo o desenvolvimento das culturas explorada economicamente pelo produtor rural.

Painel 4: Controle de Insetos - Paulo Adami (UTFPR) e Germison Vital Tomquelski (Desafios Agro) apresentarão bioinseticidas para o manejo e controle de insetos nas principais culturas exploradas economicamente pelos produtores Brasileiro em especial a soja, milho, algodão e pastagens.

Painel 5: Patógenos de Sementes, Solo e Raiz - neste painel, os palestrantes Sérgio Miguel Mazaro (UTFPR) e João Paulo Ascari (Fundação MT)  abordarão o uso de biofungicidas para o manejo das doenças que ocorrem nas culturas da soja, milho, algodão, feijão, serão apresentadas ferramentas para compor o manejo integrado de doenças.

Inovações tecnológicas e biológicas

Para Edson Pereira Borges, Engenheiro Agrônomo fundador e CEO da Desafios Agro,  o avanço do conhecimento a informação nunca é demais, sendo peça chave para o sucesso das lavouras. Ele também destaca que o momento é ímpar para o segmento agro de todas as regiões do Brasil, principalmente atrelado ao crescimento de 35% ao ano no uso de biológicos nas culturas brasileiras.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro