Usina Alta Mogiana firma parceria com BASF e FEE em prol da melhoria contínua da gestão sustentável de suas propriedades

03.06.2015 | 20:59 (UTC -3)

A Basf, a Fundação Espaço ECO (FEE) e a Usina Alta Mogiana firmaram parceria com foco na gestão sustentável das propriedades produtoras de cana da usina. A iniciativa, que teve início em fevereiro de 2015, visa promover ações de conservação ambiental, entre elas a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a realização de Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (Prada) e estudos de passivos ambientais, em 55 propriedades, que totalizam uma área de 4.500 hectares.

O projeto foi iniciado com a implantação do CAR nas propriedades da Usina Alta Mogiana e, a partir da conclusão desta etapa, irá focar nas ações de recomposição das áreas degradas e nos estudos dos passivos ambientais. “Identificamos um enorme potencial de sinergia nesta parceria. O compartilhamento do conhecimento adquirido ao longo do tempo pela Usina e pela Basf contribuirá para o avanço dos trabalhos em busca de uma gestão sustentável da produção. A participação da FEE traz ainda o apoio técnico e a assistência necessários para esse avanço”, afirma Oswaldo Gomes, diretor de marketing para o Brasil da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf. “Por meio desta iniciativa, a Usina terá um panorama da situação ambiental de suas propriedades e com isto será capaz de desenvolver ações de recuperação e compensação”, completa o executivo.

O trabalho, que tem previsão de conclusão no final de 2016, conta com a expertise da FEE em aliar ciência e meio ambiente com técnicas agrícolas e tecnologias que comprovam os benefícios gerados pelos processos de restauração ambiental. Já a Basf utiliza o conhecimento adquirido ao longo dos seus 150 anos de atuação em prol da produção sustentável e dá apoio à relação entre a FEE e a Usina Alta Mogiana. A Usina, por sua vez, troca informações e experiências sobre suas propriedades a fim de elaborar estratégias sustentáveis.

“Compartilhamos o nosso conhecimento em Conservação Ambiental para que a Usina Alta Mogiana possa incrementar a gestão da sustentabilidade nas suas áreas de atuação. Para isso, trabalharemos de forma conjunta nas questões técnicas para compensar os impactos gerados por suas atividades, beneficiando a cadeia produtiva da cana e toda a sociedade”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da FEE.

A sustentabilidade já faz parte da realidade da Usina Alta Mogiana. Além de diversas ações com foco social, ambiental e econômico, a empresa possui, desde 2002, o Selo Etanol Verde e publica, a cada dois anos, seu Relatório de Sustentabilidade. “Essas ações comprovam nosso compromisso em manter a transparência de nossas informações. A parceria com a BASF e a FEE reforça ainda mais este compromisso e nosso caráter ético com a busca por soluções sustentáveis. Estamos fazendo a coisa certa e da forma correta, com ótima base técnica e científica de nossos parceiros”, afirma Luis Augusto Contin Silva, gerente de Desenvolvimento Agrícola da Usina Alta Mogiana.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro