Unipac amplia portfolio para setor de alimentos

06.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Unipac, que pertence ao Grupo Jacto, disponibiliza novas soluções para o transporte e armazenagem de produtos das empresas do setor de alimentos.

São dois modelos de caixas plásticas colapsíveis - que podem ser desmontadas quando não estão em uso - e outra apropriada para movimentação manual. As embalagens contribuem para facilitar o empilhamento, otimizar espaços e custos com a operação logística. Possuem diferentes tipos de capacidade de carga, protegem e diminuem os riscos que possam comprometer a qualidade dos alimentos, e são resistentes a impactos e ao desgaste natural do tempo, diminuindo a necessidade de reposição.

Os três novos produtos são oriundos do acordo firmado com a empresa americana ORBIS Corporation (uma subsidiária da Menasha Corporation). Através da parceria, a Unipac passou a disponibilizar para indústrias do Brasil e da Argentina uma grande quantidade de opções em embalagens para movimentação e armazenagem. Dentre as novidades que atendem o setor de alimentos estão:

Contêineres Bulkpak - atendem a uma ampla variedade de tamanhos, formas e pesos de produtos. São colapsíveis e protegem o item a ser transportado durante o manuseio, montagem, estocagem e distribuição, beneficiando as indústrias de produção agrícola, processamento de carne de frango, padaria e bebidas, que atuam no mercado nacional e internacional. Permitem que mais produtos sejam estocados e transportados num número menor de contêineres, otimizando a logística reversa. Foi projetada de forma a contribuir para a precisão do peso dos contêineres, o que aumenta a eficiência e a estabilidade no empilhamento, estoque e embarque. Com capacidade de peso entre 680 e 900 Kg, os contêineres Bulkpak são de espuma estrutural moldada de polietileno de alta densidade (PEAD), para prover alta durabilidade e maior resistência. Possuem laterais fixas e encaixáveis; e os separadores internos (dunnages) podem ser customizados, conforme as necessidades do cliente.

Contêineres Flipak - também colapsíveis e com tampas encaixadas dentro do perímetro do contêiner, visando proteção contra quebra da mesma quando conduzida ou transportada, os modelos de caixas Flipak facilitam a movimentação manual, pois foram projetadas para garantir o fechamento perfeito e o encaixe seguro. O modelo FP03 permite empilhar 16 unidades em um palete de 48''x40''; já a versão FP075 possibilita o empilhamento de oito caixas no mesmo palete. Os modelos FP06 e FP145 proporcionam carga estável e segura em reboques largos. As laterais possuem 110 polegadas de largura, proporcionando máxima proteção ao produto; enquanto que o fundo com superfície granulada oferece ótima tração no transporte integrado com equipamentos para manejo automatizado e todos os tipos de transportadores. Possuem variadas opções de acessórios para identificação, beneficiando os setores de alimentos embalados, dentre outros que necessitam de proteção e inviolabilidade.

Gamelas para padaria e transporte - esta linha possui alturas variadas e quatro modelos populares. As gamelas são projetadas com características otimizadas que as tornam ideais para quaisquer sistemas de manejo automatizado ou manual. Fornecidas numa ampla seleção de estilos e tamanhos, a linha se diferencia pela alta qualidade e resistência a impactos e possuem uma ampla variedade de aplicações, tais como transporte e distribuição de mercadorias refrigeradas, congeladas ou assadas, carnes e aves, e itens de padaria e petiscos. Para maior proteção do produto, o fundo das gamelas é reforçado e resiste a possíveis desgastes proporcionados pelos sistemas de esteiras. A identificação do item pode ser feita através de aberturas nas laterais, mas existe um lugar próprio para colocação de estampa gravada ou logomarca moldada. Suas grades são entrelaçadas para prevenir deslocamentos no transporte; já os cantos reforçados e arredondados, bem como as abas para empilhamento, reduzem quebras e aumentam a vida útil da gamela. Uma entrada frontal auxiliar permite que se possa pegá-la por qualquer um dos lados.

Apelo Ecológico

As embalagens plásticas retornáveis são indicadas para o mercado interno e externo, pois possuem forte apelo ecológico: atendem à gestão de resíduos de países que querem o retorno da embalagem ao seu destino de origem, visando evitar o descarte inadequado em seu território; e substituem as embalagens de madeira - que, por serem disseminadoras de pragas florestais quarentenárias, requerem o tratamento e a certificação fitossanitária da madeira utilizada como embalagem ou paletes nas transações comerciais, para atender a Norma Internacional de Medida Fitossanitária (NIMF) nº 15, editada pela Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), das Nações Unidas.

Informações adicionais: Unipac - Grupo Jacto - (11) 4166.4260 /

Inês Cardoso

Via Pública Comunicação

(11) 3562.5555

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025