Unidade mista de pesquisa desenvolverá 26 projetos no Sudoeste do Paraná

Embrapa e instituições fazem seminário para apresentação de propostas voltadas ao desenvolvimento regional e transferência de tecnologias

15.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Para dar conhecimento das atividades desenvolvidas pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (UTFPR/UMIPTT), foi feito o Seminário de Apresentação dos Projetos, coordenado pelo Comitê Técnico Executivo (CTE) da UMIPTT, composto por representantes da Embrapa, Iapar e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no auditório da UTFPR – Dois Vizinhos, no dia 9 de março. Esta ação proporcionou a interação de todos os coordenadores e equipes dos 26 projetos em andamento. Também participaram do seminário membros do Comitê de Gestão Estratégica (CGE) da UMIPTT, comunidade acadêmica e agricultores.

Os projetos estão sendo desenvolvidos na região Sudoeste do Paraná, voltados para o desenvolvimento regional, transferência de tecnologia e pesquisa aplicada, com foco nas atividades priorizadas pelas instituições e entidades daquele território. As atividades são a produção de leite, fruticultura, olericultura, agregação de valor (agroindustrialização) e sucessão familiar.

Durante o dia, os coordenadores dos projetos e demais integrantes foram divididos em dois grupos para discussão e relato dos principais problemas, expectativas e metas. Durante o evento ficou acertado que haverá ao final dos projetos um seminário em março de 2018 para apresentação dos resultados para a sociedade.

A atuação da UMIPTT

A UMIPTT é uma entidade formada por 13 instituições e entidades de pesquisa, ensino, extensão, representantes da sociedade civil e das instituições que agregam a agricultura familiar do Sudoeste do Paraná. São elas: Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada (COOPAFI), Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCOS), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (EMATER).

O objetivo da UMIPTT é viabilizar soluções de pesquisa,aporte tecnológico e organização da produção, visando o desenvolvimento sustentável, que promova a segurança alimentar e nutricional, a geração de renda e bem-estar às famílias dos agricultores, de um modo especial os agricultores familiares, indígenas, pescadores, comunidades remanescentes de quilombos e extrativistas do Sudoeste do Paraná.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025