Unidade de Classificação e Certificação da Emater doa alimentos

20.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Na segunda-feira (19/10), a Unidade de Classificação e Certificação (UCC) da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa realizou a doação de 160 quilos, de 13 tipos de alimentos não perecíveis.

Foram doados arroz, feijão, milho, óleo de soja e canjica para Associação Vida Plena Amor Exigente – AVIPAE, casa de tratamento e recuperação de dependentes químicos.

A AVIPAE tem hoje 88 internos e, segundo Elemar Boness, responsável pela casa de triagem, muitos não têm condições de pagar pelo tratamento. Por semana, são gastos mais de 600 quilos de alimentos para manter todos os pacientes. "As doações são fundamentais, não conseguiríamos atender a todos, se não recebêssemos ajuda da comunidade", afirma Boness.

Os alimentos doados são de origem vegetal, embalados ou beneficiados na região de Santa Rosa. Esse produtos precisam passar pelo serviço de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, onde são analisados e certificados de que o que está especificado no rótulo corresponde ao produto que está dentro da embalagem e que a qualidade dos mesmos está dentro das normas e padrões exigidas para a comercialização, de acordo com as determinações do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Esses produtos são analisados a cada novo lote e depois de 45 dias armazenados, como prova da análise, a Emater/RS-Ascar doa os alimentos para entidades sociais. "Resolvemos doar para a AVIPAE, porque vimos que eles estavam mesmo precisando, devido ao grande número de pessoas carentes que eles assistem", conta o técnico da UCC de Santa Rosa, Volnei Koche.

Desde o início do ano, a UCC já doou mais de 700 quilos de alimentos para a AVIPAE, que está dividida em três comunidade terapêuticas, uma em Porto Mauá, outra em Horizontina e a terceira em Giruá, além da casa de triagem, em Santa Rosa. Por ser um tratamento longo, nove meses, a demanda de vagas está sempre aumentando e Valdecino Reis, um dos responsáveis pela Associação, afirma que na medida do possível os dependentes são atendidos. "Desde que a pessoa queira se ajudar, a gente recebe, mesmo agora que já estamos chegando no limite de vagas", conta.

Nesta ação, são colocadas em práticas duas Frentes Programáticas a Classificação, Certificação e Rastreabilidade, que objetiva dispor de ferramentas que confiram credibilidade aos produtos gaúchos, garantindo mercados e qualidade ao consumidor e a Inclusão Social e Cidadania, que visa a promoção da cidadania, da superação da pobreza e da inclusão social. Ambas as Frentes são desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Os interessado em realizar doações podem entrar em contato com a AVIPAE, pelos telefones (55) 3512 3810 e 8424 1039. Contribuições em dinheiro podem ser depositadas nas contas da instituição; no Banco do Brasil – agência: 0339-5, conta: 13.402-3; no Banrisul – agência: 0355, conta: 06.850.160-02; e no Sicredi – agência: 0335, conta: 34.038-3.

Alice Pavanello

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

55-3512-6665 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025