Simpósio discute mecanização em cana-de-açúcar
Projetos e iniciativas de grande alcance, já em andamento e de elevado impacto para o presente e o futuro do setor sucroenergético brasileiro, serão os destaques do stand da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) na 8ª edição da Feicana/FeiBio.
A feira de negócios acontece de 9 a 11 de março em Araçatuba, São Paulo. Para a edição 2010 do evento, o stand foi dividido em três seções dedicadas respectivamente aos projetos RenovAção, AGORA e às ações institucionais da própria UNICA.
O diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, explica que o objetivo é mostrar não só as iniciativas voltadas para o desenvolvimento do setor com também os resultados que elas vem gerando. “Vamos priorizar o RenovAção, por sua total relevância neste momento em que a mecanização avança e torna fundamental o preparo dos trabalhadores para um futuro sem queima para realizar a colheita, e o AGORA, que tem trazido resultados expressivos ao reunir a cadeia produtiva da agroenergia em um projeto integrado de marketing e comunicação,” completou.
O Projeto AGORA é uma das maiores iniciativas do gênero já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva do setor sucroenergético. O objetivo é unir forças para conscientizar a opinião pública sobre os benefícios da agroenergia produzida a partir da cana-de-açúcar e de outras matérias-primas agrícolas, para o meio ambiente e para a economia do País. Já participam do AGORA o Itaú-Unibanco, a Monsanto, a BASF, a SEW Eurodrive e a Dedini, e pelo menos outras três empresas já confirmaram presença no segundo ano do projeto, a partir de abril.
Em 2009, uma das iniciativas do Projeto AGORA foi o Desafio Mudanças Climáticas, que reuniu 3,6 mil trabalhos de estudantes de escolas estaduais do ensino fundamental de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal. O Desafio premiou escolas e trabalhos sobre mudanças climáticas produzidos por estudantes de cada um dos estados participantes. Já o Prêmio Top Etanol, outra iniciativa do AGORA, recebeu mais de 220 inscrições e premiará, em junho deste ano, as melhores matérias jornalísticas e trabalhos acadêmicos sobre o setor sucroenergético.
“O fortalecimento do Projeto AGORA é prioridade para a UNICA, o que significa investir anualmente em iniciativas educacionais e na conscientização de públicos específicos, como estudantes, jornalistas e a classe política, sobre os impactos e benefícios da cadeia produtiva em torno da cana-de-açúcar,” acrescenta Altieri.
O Projeto RenovAção, que também será destacado na Feicana/FeiBio, é a maior iniciativa de treinamento e requalificação já implantada pelo setor sucroenergético no mundo. Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa tem como patrocinadores Syngenta, Grupo Case e John Deere e é uma resposta do setor sucroenergético ao avanço acelerado da mecanização da colheita em São Paulo, objetivo estabelecido no Protocolo Agroambiental assinado entre o setor e o governo paulista para colocar fim ao uso do fogo nos canaviais do Estado até 2017.
Na fase inicial do RenovAção, até 7 mil pessoas serão beneficiadas por ano, entre trabalhadores manuais da cana-de-açúcar e integrantes de comunidades nas seis maiores regiões produtoras do Estado. Os primeiros cursos foram lançados em fevereiro, nas cidades de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, para formação de futuros motoristas canavieiros, operadores de colhedora, soldador, eletricista de trator, eletricista de colhedora e mecânico de trator.
Organizada pela União dos Produtores de Bioenergia, com sede em Araçatuba, a Feicana/FeiBio é uma das principais feiras do setor de bioenergia da região Centro-Sul. Todos os anos, empresários, colaboradores e políticos se reúnem para conhecer novidades tecnológicas e discutir os rumos e demandas do setor sucroenergético em uma série de painéis e debates que ocorrem simultaneamente à feira.
Fonte: CDN Comunicação Corporativa – (5511) 3643-2707
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura