Bayer CropScience destaca CropStar no Congresso Brasileiro de Entomologia
Na última semana, a Petrobrás passou por um processo de capitalização, tornando-se a quarta maior empresa do mundo, em valores de mercado. Dessa forma, o governo já se prepara para trabalhar na área do pré-sal, alavancando o mercado do petróleo brasileiro. E, a uma semana das eleições, as discussões acerca do meio ambiente e dos combustíveis renováveis têm tomado conta dos discursos dos presidenciáveis. Nessa perspectiva, o G-óleo – grupo formado pelos Departamentos de Agricultura/Plantas Oleaginosas e Engenharia da Agricultura da UFLA – pretende avançar essas discussões dentro do 4º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia em Biodiesel e 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, que acontece já na próxima semana, entre os dias 5 e 8 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte.
A sétima edição do congresso já começa batendo recordes: 1200 artigos científicos foram inscritos para participar dos debates, quase o triplo de inscritos em comparação às outras seis edições. Os artigos serão analisados e aqueles que estiverem de acordo com as normas científicas adotadas pelos congressistas, serão selecionados. Para este ano, o Congresso propõe uma abordagem diferenciada sobre o biodiesel e contará com a participação de palestrantes renomados no que diz respeito aos biocombustíveis: o austríaco Dr. Martin Mittelbach, o norte-americano Dr. Gerhard Knothe e o brasileiro Dr. Paulo Saldiva.
Dr. Martin Mittelbach é professor do curso de Mestrado de Energias Renováveis na Europa Central e Oriental, pelo Instituto de Química da Universidade Tecnológica de Graz, na Áustria. O curso é pioneiro no país, sendo o primeiro a trabalhar as questões relativas ao futuro da produção de energia alternativa. Membro do Comitê de Direção da Plataforma de Tecnologia de Biocombustíveis da Comissão Europeia, o austríaco é o líder científico dos trabalhos para desenvolvimento do biodiesel em seu país. Desde 1980, ele está engajado em atividades envolvendo biocombustíveis. Dentro do seu grupo de trabalho, "Renewable Resources" (Recursos Renováveis), foram publicados mais de 70 títulos sobre o assunto. Mittelbach também é editor do primeiro manual abrangente para o biodiesel. Os tópicos de pesquisa mais importantes são o desenvolvimento de tecnologia de processo para a produção de biodiesel, bem como desenvolvimento de métodos analíticos para sua caracterização.
O norte-americano Dr. Gerhard Knothe é um dos autores da obra “The Biodiesel Handbook”, (numa tradução livre “O livro de mão do biodiesel”), lançada em 2005, pela American Oil Chemists’ Society, uma associação que oferece recursos de informação científica e compartilhamento de conhecimento, conectando a ciência da química do petróleo com o cotidiano. A obra agrega informações sobre a produção e uso do biodiesel no mundo, além de fornecer valiosas contribuições sobre alguns dos pontos mais críticos da indústria, em franca evolução em seu país.
Doutor Paulo Saldiva é médico patologista pulmonar e especialista no assunto. É diretor do Laboratório de Poluição Ambiental da Faculdade de Medicina da USP; membro do Comitê Mundial de Saúde, onde os pesquisadores trabalham as definições sobre os novos padrões de qualidade do ar; e membro do Comitê Científico da Escola de Saúde da Universidade de Harvard, em que também predominam os estudos acerca da qualidade do ar. De acordo com Saldiva, a gasolina e o diesel comuns contribuem para o surgimento de doenças pulmonares e para a mortalidade precoce. Dentro desse cenário, o médico acredita ser crucial a reflexão sobre o papel dos biocombustíveis como agente minimizador desse processo: “Discute-se muito sobre a cadeia produtiva do biodiesel, principalmente sobre a ótica econômica da agricultura familiar, mas pouco se fala do ponto de vista da saúde. Por isso, será importante inserir essa discussão nos Congressos”.
Serviço
Eventos: 4º Congresso da Rede Brasileira de Biodiesel e 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel
Local: Belo Horizonte/MG (Expominas)
Horário: 8h às 19h
Data: 5 a 8 de outubro de 2010
Informações: http://oleo.ufla.br
Paola Tavares
E. Comunicações
(35) 3221-6300
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura