Último fim de semana de 2024 terá tempo firme no RS

Algumas regiões podem apresentar nevoeiro e chuvas localizadas

27.12.2024 | 14:30 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura

A previsão para os próximos dias indica a possibilidade de nevoeiro em áreas ao leste do estado, seguido pelo retorno do tempo firme durante o final de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 52/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (27/12) e sábado (28/12): com o lento ingresso do anticiclone migratório sobre o Rio Grande do Sul, o tempo permanecerá estável na maioria das regiões - apesar da canalização de umidade ao longo do litoral gaúcho, Laguna dos Patos e Lagoa Mirim e regiões Sul e Campanha por conta do ciclone extratropical situado no oceano. Devido a esse fato, não se descarta a possibilidade para a ocorrência de nevoeiro ao amanhecer ou chuvas isoladas de intensidade fraca, seguido por tempo firme com céu entre nuvens e temperaturas amenas no decorrer dos respectivos dias.

Domingo (29/12): um cavado (área alongada de baixa pressão) se formará entre o Paraguai e RS, simultaneamente ao deslocamento do anticiclone migratório em direção ao oceano. Essa configuração atmosférica causará o aumento da nebulosidade, criando condições para a precipitação de intensidade fraca no período entre a tarde e a noite sobre a Região das Missões, Região Noroeste e ao longo da divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, a estabilidade no tempo seguirá abrangente com céu entre nuvens e temperaturas amenas no transcurso do dia.

Segunda-feira (30/12): o cavado do dia anterior se inclinará entre o Paraguai e o Uruguai, o que provocará o aumento gradativo da instabilidade e, por consequência, da nebulosidade sobre o estado, com destaque para uma elevação nas temperaturas. Na divisa com SC, entre as regiões Norte e Campos de Cima da Serra, haverá a possibilidade para ocorrência de precipitação de intensidade fraca em pontos isolados.

Terça-feira (31/12): o cavado dos dias anteriores se intensificará, concentrando as áreas de instabilidades no Sul, na Campanha, na Fronteira Oeste, na Região Central, nas Missões, no Noroeste, no Norte, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra, o que possibilitará a ocorrência de chuvas esparsas nas regiões acima citadas.

Quarta-feira (1º/1): as áreas de instabilidade se espalharão por todo o estado, mantendo as temperaturas em elevação. Por este motivo, as chances para a ocorrência de precipitação de forma irregular, porém com intensidade variando de fraca a moderada, aumentarão sobre a maioria das regiões.

Os prognósticos para os próximos sete dias indicam chuvas irregulares por todo o estado, com acumulados de baixos volumes ocorrendo principalmente em áreas do oeste, noroeste e centro do território gaúcho. Estes volumes podem chegar até os 10 mm de chuva acumulada na semana.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura