Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, que será realizado de 03 a 05 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza/CE. Organizado anualmente pela Embrapa Hortaliças, o curso apresenta as inovações e os resultados recentes obtidos pela comunidade científica nessa área agronômica.
O objetivo é difundir as tecnologias para o aprimoramento de diversos aspectos da produção e dos processos para obtenção de sementes de hortaliças de maior qualidade. “Nossa intenção é suprir a carência por capacitações com foco específico em produção de sementes de espécies olerícolas”, aponta o pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças, que coordena o curso em parceria com o professor Sebastião Medeiros Filho, da Universidade Federal do Ceará, e com o pesquisador Fernando Aragão, da Embrapa Agroindústria Tropical.
Ele acrescenta que os cursos formais geralmente não contemplam disciplinas sobre sementes de hortaliças e, por isso, o treinamento é uma oportunidade que os estudantes têm de se aperfeiçoarem em um segmento promissor. “As inovações tecnológicas têm proporcionado uma constante modernização do setor produtivo de hortaliças e, com isso, o mercado de sementes está em expansão”, analisa Nascimento.
Voltado para estudantes, professores e profissionais da área, o curso segue uma metodologia com palestras teóricas que abrangem: legislação e mercado no Brasil; produção de sementes orgânicas; produção de mudas de hortaliças; aspectos da qualidade sanitária de sementes; análise e beneficiamento de sementes de hortaliças; entre outros tópicos. Há, ainda, visitas técnicas agendadas em áreas de produção de mudas de hortaliças (TopPlant) e de produção e beneficiamento de melão na Agrícola Famosa, maior fazenda de melão do mundo, com produção de mudas para mais de 90% da área do polo Jaguaribe-Açu.
“As altas temperaturas da região dificultam a produção de sementes, mas há polos importantes de produção de hortaliças no Ceará como a região de Jaguaribe, com foco em melão e melancia, e a Serra de Ibiapaba, cuja altitude permite o cultivo de abóbora, tomate, pimentão, repolho, brócolis e muitas outras espécies”, comenta o pesquisador.
As aulas do curso serão ministradas por professores da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural do Semiárido, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal Rural de Pernambuco; por pesquisadores da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Agroindústria Tropical; e por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da empresa Hortivale. A capacitação conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Serviço
XVIII Curso sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças
Data: 03 a 05 de outubro de 2018
Local: Departamento de Fitotecnia, Bloco 805 (Campus do Pici) – Fortaleza/CE
Informações: cnph.cursosementes@embrapa.br
Inscreva-se aqui