Caça Esporos: projeto antecipa instalação da ferrugem na lavoura da soja
O laboratório de melhoramento genético e produção de plantas do curso de Agronomia do CESNORS/UFSM desenvolve um novo experimento para a melhoria de milho híbrido.
O professor e coordenador do laboratório, Velci Queiroz de Souza, expõe o objetivo do projeto: “Pretendemos melhorar a tolerância ao estresse hídrico, principalmente pelo fato da região noroeste do estado sofrer com a estiagem”.
O experimento será conduzido com 48 híbridos, em que, após 2 a 3 anos, será possível lançar pelo menos um híbrido comercial melhorado geneticamente.
Na área, localizada no campus do CESNORS de Frederico Westphalen/RS, serão realizados dias de campo que possibilitarão aos agricultores da região visualizar e acompanhar o desenvolvimento e o comportamento produtivo dos híbridos.
Atualmente, 12 acadêmicos de Agronomia trabalham no experimento, supervisionados pelos professores Velci Queiroz de Souza, Bráulio Caron e Denise Schmidt. Porém, todos os alunos do curso terão acesso à área para estudos.
O projeto é feito em parceria com uma empresa privada, coordenada pelo Engenheiro Agrônomo melhorista Valmor Antonio Konflanz.
Vestibular
As inscrições para o vestibular Cesnors/UFSM estão abertas e devem ser feitas pelo site
Marcela Buzatto
Assessora de Imprensa
Curso de Agronomia do Cesnors/UFSM
(55) 3744 2189
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura