Ministro Cassel entrega tratores pelo Mais Alimentos na Expointer
A Ufla (Universidade Federal de Lavras) ficou em 4º lugar entre as universidades públicas e privadas do Brasil no IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições).
Trata-se de indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC.
Em termos quantitativos, a Ufla atingiu 405 pontos (a pontuação vai de 0 a 500) em valores contínuos e a faixa número 5 numa escala que varia de 1 a 5, ressaltando que o indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).
No que se refere à graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.
O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC. O IGC 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008 atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.
Parceria com a raça Tabapuã
A Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT) mantém uma parceria com a Ufla. São três projetos de pesquisa para atestar as qualidades produtivas do Tabapuã. As avaliações são realizadas através de projetos de reprodução com fêmeas Tabapuã oriundas de vários criatórios, com variabilidade genética para formação do plantel próprio da Ufla, base para pesquisas de diversas características de eficiência. O projeto também é realizado com machos, que foram confinados para abate técnico, sendo avaliadas características para comprovação de ganhos em produtividade com qualidade de carne.
De acordo com Renato Garcia Fernandes, presidente da ABCT, a parceria funciona de forma muito harmoniosa, pois a Associação oferece os animais para pesquisa e a Universidade entra com as avaliações. "No fim do ano passado, a universidade fez um abate com machos e os resultados morfométricos já foram divulgados. Encontra-se em fase de conclusão as avaliações de 29 características, principalmente sobre rendimentos e qualidade da carne", explica Fernandes.
Para o presidente, a parceria da raça Tabapuã com a Ufla está relacionada à função social que o projeto exerce ao estabelecer uma troca com o intuito de expandir os estudos e ensinos aos estudantes e pesquisadores. "Os estudantes estão acompanhando todas as pesquisas e análises de perto. Com isso, estamos propiciando um ensinamento prático", finaliza.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Lavras
Fonte: swTH Scuzinet Comunicação & Web - (16) 3237-9197
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura