Simpósio discute plantas oleaginosas
Começa nesta segunda-feira (17/08), o “Curso sobre mandioca: produção e usos múltiplos na alimentação humana e animal”, na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA).
Até o dia 21 (sexta-feira), 32 pessoas, entre pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, vão receber o treinamento, que é coordenado pelos pesquisadores Carlos Estevão Leite Cardoso e Marcelo Bezerra Lima. Os instrutores são técnicos da Embrapa.
A cultura da mandioca tem um importante papel no Brasil, tanto como fonte de energia na alimentação humana e animal, quanto como geradora de emprego e de renda, notadamente, na região Nordeste do Brasil.
“Apesar dessa importância, ainda se observa o uso inadequado das tecnologias recomendadas ou se desconhece as alternativas tecnológicas disponíveis e as opções de usos dos produtos derivados”, explica Carlos Estevão.
Aulas
Téoricas e práticas, as aulas vão abordar a cadeira produtiva e os aspectos relacionados ao sistema de produção (como manejo fitotécnico e controle de doenças), ao melhoramento genético (variedades resistentes) e ao processamento das raízes (aipim congelado, chips e palito), com destaque para boas práticas de fabricação, além do cultivo orgânico.
A programação inclui visita aos campos experimentais da Embrapa, ao mercado municipal de derivados da mandioca e a uma unidade de produção de beijus.
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
(75) 3312-8076 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura