ULBRA promove dia de campo para preparar o solo
A Associação Brasileira de Hereford e Braford reuniu em Rosário do Sul - RS, neste último dia 29 de outubro, cerca de 20 jovens técnicos em treinamento para serem certificadores do Programa Carne Certificada Pampa e Gado Pampa Certificado.
Os instrutores foram o Med. Vet. Guilherme Dias (Gerente do Programa Carne Certificada Pampa), Med. Vet. Marcelo Louzada (Inspetor Técnico da ABHB) e o Med. Vet. Rafael Renner. Eles puderam abordar com os alunos desde os pormenores técnico-operacionais do programa até o padrão racial das raças Hereford e Braford aceito pelo Carne Certificada Pampa; bem como um bom treinamento na questão da tipificação de carcaças. Ainda na parte de padrão racial, os técnicos e certificadores foram levados à campo em propriedade de Rosário do Sul, para avaliarem bois in loco, podendo sanar na hora qualquer dúvida remanescente.
O treinamento teve como objetivo o de aprimorar e nivelar conhecimentos, assim como ajustar processos relativos ao Programa Carne Certificada Pampa® e ao Programa Gado Pampa Certificado. “Este primeiro treinamento foi importante para balizarmos nossos padrões e dar segurança a nossos certificadores dentro das plantas.”, disse Guilherme Dias, gerente do Programa.
Dentre os participantes estava a jovem veterinária Liziane Freitas que já é certificadora do Programa Gado Pampa Certificado, segundo ela “o treinamento foi muito importante pois tivemos esclarecimentos sobre o trabalho que realizamos no campo quando certificamos o gado antes de ir para o frigorífico e sobre o procedimento realizado dentro do frigorífico”. Liziane destaca também o entrosamento entre os técnicos e certificadores.
Já o técnico agrícola e administrador Adil de Souza Oliveira Neto que faz o trabalho de certificação dentro de planta frigorífica na cidade de Alegrete ressalta que a certificação é a garantia da qualidade do trabalho feito pelos produtores dentro das fazendas, “estamos na verdade validando o trabalho dos criadores e dando garantia de qualidade aos consumidores finais”.
Atualmente a certificação acontece nas plantas frigoríficas de Capão do Leão, Alegrete, Bagé, São Gabriel e Santa Maria.
A certificação de gado em pé é feita pelos inspetores técnicos da ABHB e pelos certificadores credenciados no programa. Atualmente, estão presentes nas cidades de Ale grete, Uruguaiana, Bagé, Pelotas e São Luiz Gonzaga, em uma rede de atendimento em franca expansão. Para maiores informações sobre o Programa Gado Pampa Certificado acesse o site da ABHB ou pelo link Programa Gado Pampa Certificado (http:///?bW9kdWxvPTEwJm1lbnU9MTI1JmFycXVpdm89Y29udGV1ZG8ucGhwICAgICAgICAgICAgICAgICAg)
Lorena Riambau Garcia
Assessoria de Comunicação ABHB
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura