Região sudoeste paulista mostra excelência na produção de cafés de qualidade

01.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Durante o 9º Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo, Prêmio “Aldir Alves Teixeira”, entre os onze finalistas, foram classificados cinco cafeicultores do Sudoeste Paulista, região compreendida pelas regionais agrícolas de Ourinhos e Avaré. O nível dos cafés foi classificado de excelente, tanto os cafés naturais quanto os cerejas descascado e o micro-lote. As notas de qualidade variaram entre 8,367 pontos a 9,027, este ultimo considerado pelos árbitros como excepcional.

 

Para o engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Viana Mattosinho, presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura da CATI e Chefe da Casa da Agricultura de Piraju, isso comprova o potencial regional de produção de cafés com excelente qualidade. O destaque dos finalistas foi o pequeno produtor de Piraju, José Emílio Lisboa, que participou na categoria micro-lote, criada esse ano e é direcionada a produtores que têm até três hectares e podem participar com duas sacas beneficiadas. “Esse fato demonstra o enorme potencial de produção de cafés finos por pequenos produtores, que são a maioria em nossa região.

 

Desde 1997, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, através da CATI, vem desenvolvendo um consistente trabalho em todo o Estado para a melhoria da qualidade do café, através de palestras, dias de campo, encontros técnicos, workshops e assistência aos produtores, em parceria com o IAC, SEBRAE, Câmara Setorial de Café e empresas ligadas ao agronegócio café.

 

A CATI em parceria com o SEBRAE iniciou o processo para obter a “Indicação Geográfica” na modalidade “Indicação de Procedência” trabalhando sob a denominação “Cafés do Sudoeste Paulista” que abrange as regionais de Ourinhos e Avaré.

 

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o órgão responsável pelas indicações geográficas no Brasil e sua ação abarca não só o registro, mas também a identificação de produtos que, por suas características, se vinculam a regiões e são, portanto, potenciais objetos da proteção conferida pelas Indicações Geográficas.

 

Suzete Rodrigues

CATI - Assessoria de Imprensa

(19) 3242-2600

assessoria.imprensa@cati.sp.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro