Bertin S.A. seleciona para programa de trainee
Com o objetivo de melhorar o conhecimento técnico-teórico e o nível dos profissionais da área no Estado de Goiás, com foco nos processos e tecnologias da cadeia produtiva do algodão, a Agopa promove em parceria com a Cotimes do Brasil, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro em Rio Verde, sudoeste do Estado, um treinamento em beneficiamento do algodão no Estado.
O beneficiamento é uma das etapas mais importantes do processo produtivo da fibra, sendo, nesse momento, que os esforços de todo planejamento da produção da lavoura e colheita se volta para obtenção do produto final. Uma operação mal feita ou não atendida adequadamente, pode gerar perdas imperceptíveis, trazer prejuízos financeiros e também de imagem do algodão nacional.
O treinamento especial será ministrado em dois períodos, sendo a primeira etapa nos dias 2,3 e 4 de dezembro e a segunda etapa na segunda quinzena de março de 2009, (com carga horária total de 48 horas). Tal proposta visa maior aprofundamento e disponibilidade de tempo para exercícios práticos, com resultados e aprendizado garantidos.
O público alvo é colaboradores que tenham um mínimo de conhecimento ou experiência na área da cadeia produtiva, em especial, a qualidade e o beneficiamento. Enquadram-se neste perfil os colaboradores com cargo de maquinista, auxiliares de maquinista, aspirantes a maquinistas, gerentes de algodoeira, encarregados de colheita, classificadores de algodão, encarregados de manutenção e também proprietários de usinas que desejam conhecer mais detalhadamente sobre o funcionamento geral dos processos e a interação entre a colheita e o respectivo beneficiamento.
Este é um gargalo identificado em todas as regiões produtoras de algodão no Brasil e que tem sido demandado pelos produtores que industrializam seus produtos e também aqueles que dependem dessa prestação de serviço. As aulas serão ministradas por especialistas em diversas áreas, membros da AGOPA, produtores e pela Cotimes do Brasil, através de seus proprietários, o especialista francês Jean-Luc Chanselme e o ex-coordenador de projetos da Unicotton, Paulo Vicente Ribas.
Rhudy Crysthian
Jornalista
62 81674579
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura