Tratamento de sementes é alternativa eficaz para controle de nematoides no Cerrado

20.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Os nematoides - vermes que parasitam as raízes e comprometem a absorção de água e nutrientes das plantas – trazem sérios problemas para diversas culturas, especialmente à soja na região do Cerrado, por ser um dos cultivos mais relevantes desta área. Dados da Sociedade Brasileira de Nematologia mostram que as perdas causadas pelos nematoides no País variam, em média, de 5% a 35%, considerando-se os diferentes tipos de culturas.

“Na região do Cerrado há propensão ao aparecimento de nematóides, pois além da monocultura, há outros fatores, como o uso contínuo de cultivares suscetíveis. São quatro os grupos mais importantes: o de cisto da soja (Heterodera glycines), o das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), o de galhas (Meloidogyne spp.) e o reniforme (Rotylenchulus reniformis). Os três primeiros são os que tem causado maiores danos. Entretanto, o tratamento de sementes pode ser mais uma ferramenta importante no manejo desses nematoides na cultura da soja, além de ser uma medida de baixo custo para o produtor”, diz Hercules Diniz Campos, Professor Titular de Fitopatologia da Universidade de Rio Verde (FESURV), de Goiás.

De acordo com a Embrapa Soja, o tratamento de sementes representa apenas 0,6% do investimento na produção da cultura da soja. Caso seja necessário fazer o replantio, o gasto é de 11,4% deste custo total. “A partir destes dados é possível concluir que, além de controlar as pragas iniciais e proporcionar mais vigor e produtividade às lavouras, o tratamento de sementes é vantajoso financeiramente”, diz Luis Henrique Feijó, gerente de portfólio Tratamento de Sementes da Bayer CropScience.

Ao ser aplicado nas sementes, o produto utilizado para tratá-las ajuda a proteger as raízes nas fases iniciais, período no qual as plantas de soja encontram-se mais vulneráveis ao parasitismo dos nematoides. Um sistema radicular mais desenvolvido ajuda a garantir os níveis de produção da lavoura. “O tratamento de sementes auxilia no controle e tem custo mais baixo do que a aplicação posterior. Se ocorrerem níveis elevados de infecção de nematoides logo na fase inicial de desenvolvimento da cultura, a produtividade poderá ser diretamente afetada, isso quando a planta sobrevive”, afirma Campos.

O professor também ressalta outras medidas de controle importantes dentro do programa de manejo integrado, como a rotação de culturas com plantas não hospedeiras ou resistentes; o uso de cultivares resistentes ou tolerantes; a utilização de sementes de boa qualidade sanitária e fisiológica; e o uso de palhada, que visa reduzir a disseminação, pois ao proporcionar o aumento da matéria orgânica no solo contribui para o controle do parasita.

Recentemente, a Bayer CropScience, empresa líder no mercado de tratamento de sementes no Brasil, lançou o inseticida CropStar para 10 culturas: soja, algodão, trigo, feijão, arroz, amendoim, cereais de inverno, girassol, mamona e sorgo. Até então, o produto era utilizado apenas no milho. “A partir de agora produtores de diversas culturas terão acesso aos benefícios de CropStar, principalmente no controle simultâneo de lagartas, pragas sugadoras e nematoides que geram preocupação aos agricultores de diversas regiões. CropStar é o único produto que controla e protege estas culturas contra todas essas pragas”, finaliza Luis Feijó.

Devido às suas propriedades físico-químicas, CropStar tem estabilidade em diferentes condições climáticas, sendo absorvido e translocado rapidamente, protegendo a planta no momento mais crítico. Como apresenta amplo espectro de controle, protege a fase inicial da lavoura do ataque de várias espécies de insetos-praga e também dos nematoides.

A formulação de CropStar é de última geração, proporcionando uniformidade de distribuição e excelente aderência às sementes, sem formação de pó no processo de tratamento, nas sacarias de sementes e na semeadura. A secagem da semente após o tratamento é muito rápida, mantendo o seu vigor e poder germinativo.

O produto confere maior período de proteção e, em virtude da sua modalidade de aplicação, tem seletividade ecológica para os inimigos naturais. Áreas tratadas com CropStar resultam em plantas vigorosas, com estande normal, uniformes e com potencial produtivo, tanto por seu desempenho como inseticida-nematicida quanto pelos benefícios proporcionados pela Força Anti-Stress (FAS), que influencia de forma positiva a fisiologia da planta, melhorando a circulação, distribuição e absorção dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento completo.

The Jeffrey Group

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro