Tratamento de sementes de soja com fungicidas: eficácia e baixo custo

08.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

No mês de outubro começa o período de semeadura de soja em Mato Grosso do Sul, segundo o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) da cultura para a safra 2009/10.

No planejamento do processo produtivo, um dos pontos que o produtor considera como mais importante é o financeiro. Levando-se em conta todos os gastos necessários para a produção da lavoura, o tratamento de sementes com fungicidas é a prática de menor custo, quando comparada com as demais. A orientação é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Augusto César Pereira Goulart.

Segundo ele, a prática representa aproximadamente 0,6% do custo total de produção. “Nem sempre a semeadura é realizada em condições ideais, o que resulta em sérios problemas de emergência caso o tratamento de sementes com fungicidas não seja realizado, havendo, muitas vezes, a necessidade da ressemeadura, o que acarreta enormes prejuízos ao produtor”, explica. No caso da soja, o pesquisador acrescenta que a ressemeadura no Sistema Convencional pode representar 11,43% a mais no custo de produção. Já no Sistema Plantio Direto, no qual a ressemeadura exige o uso de herbicidas, o prejuízo é maior, representando 17,93% a mais no custo de produção.

Importância do tratamento

De acordo com o pesquisador, quando semeada em solos com boa disponibilidade de água e temperaturas adequadas, a soja começa o processo de germinação e emerge rapidamente. Quando essas condições não são satisfeitas, as sementes ficam armazenadas no solo à espera de condições favoráveis para o início do processo. Durante esse tempo, a germinação e emergência da soja ocorrem mais lentamente, proporcionando aos fungos do solo e da própria semente maior oportunidade de ataque, podendo causar sua deterioração ou a morte de plântulas.

“Nessas condições, torna-se imprescindível a utilização do tratamento das sementes de soja com fungicidas. Esta prática proporciona maiores benefícios quando as sementes - ou a plântula - são submetidas a diferentes tipos de estresse durante as duas primeiras semanas após a semeadura. O tratamento das sementes com fungicidas promove uma zona de proteção ao redor da mesma contra os microorganismos do solo e previne a sua deterioração nesse período”, diz Augusto.

O pesquisador afirma que o tratamento de sementes de soja é recomendado quando: as sementes estiverem contaminadas por fungos fitopatogênicos (determinado através da realização do teste de sanidade de sementes); as condições de semeadura são adversas, tais como ocorrência de chuvas muito pesadas, que provocam a formação de uma crosta grossa na superfície do solo, dificultando a emergência das plântulas, solo compactado, semeadura profunda, semeadura em solo com baixa disponibilidade hídrica, semeaduras em solos com baixas temperaturas e alto teor de umidade e principalmente em casos de práticas de rotação de culturas ou de cultivo em áreas novas.

Aplicação

O tratamento deve ser feito, preferencialmente, em tratadores de sementes, na unidade de beneficiamento (máquinas de tratar sementes) ou utilizando um tambor giratório com eixo excêntrico. Durante a operação de tratamento, o fungicida sempre deverá ser aplicado em primeiro lugar, para garantir boa cobertura e aderência do mesmo às sementes. Isto também vale para a adição de grafite nas sementes de soja (prática comum entre os produtores, que tem como finalidade proporcionar melhor fluxo das sementes na semeadora), o qual deverá ser incorporado às sementes após a aplicação dos fungicidas.

Entre os fungicidas de contato e sistêmicos, e suas misturas, recomendados para o tratamento de sementes de soja, os mais usados são: Derosal Plus e Protreat - 200ml/100kg de sementes (carbendazin+thiram); Vitavax-thiram – 250ml/100kg de sementes (carboxin+thiram) e Maxim XL – 100ml/100kg de sementes (fludioxonil+mefenoxan).

Kadijah Suleiman,

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

(67) 3416-9742 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025