Traive e Syngenta protagonizam primeiro FIDC 100% digital do Brasil

Solução de securitização já inicia com 800 milhões de reais e visa grande projeção do financiamento no mercado agrícola

20.12.2021 | 15:18 (UTC -3)
Bruno Costa

Uma revolução no mercado de crédito surge da parceria entre a fintech Traive e a gigante Syngenta, líder mundial em venda de insumos para o mercado agrícola, que passa a operar com soluções digitais robustas da fintech para financiar diferentes agentes da cadeia de produção, desde a própria indústria e suas revendas de insumos até produtores rurais atendidos ou não pela Syngenta, conectando todos a uma estrutura de securitização de forma a multiplicar suas vendas. A novidade chega com potencial de transformação para o mercado.

A Traive, que realizou recente rodada de investimentos de Série A inédita para a categoria, que ultrapassou os US $17 milhões, estima que este novo modelo de oferta representará ao menos 50% do seu faturamento projetado para os próximos cinco anos.

Para Fabricio Pezente, co-fundador e CEO, iniciar isto ainda em 2021 representa uma enorme conquista, que faz a fintech alcançar a escalabilidade que foi projetada a partir de 2018, além de posicionar a empresa como protagonista deste tipo de estruturação.

A nova tecnologia, além de inovadora, traz consigo planos de expansão. Poderá ser desenvolvida para outras empresas como revendedores, cooperativas e outros agentes ligados ao sistema de produção de commodities.

Fabrício garante que a solução traz mais inovação do que qualquer outra ferramenta digital da atualidade. Segundo o CEO, ela traz maior fluidez e automatização de processos, além de administrar bancos de dados mais amplos, com análises mais diversificadas e em menor tempo do que se vê atualmente em outros players do mercado. Além disso, possibilita avaliação mais robusta dos fatores de risco, permitindo tomadas de decisão mais precisas e menos arriscadas para o investidor.

A estruturação foi preparada sob medida para a Syngenta e rompe com velhas barreiras técnicas do mercado. “A tecnologia proprietária da Traive de DFS (Soluções Financeiras Digitais) foi adaptada para atender processos e ferramentas internos da Syngenta, o que permitiu maior controle e a criação de um modelo de projeção único”, explica Pezente. Ao mesmo tempo, o CEO afirma que tudo é adaptável para diferentes empresas e modelos de negócio.

Aliás, ele faz questão de deixar claro que a Traive se posiciona como estruturadora, mas principalmente como desenvolvedora das ferramentas tecnológicas que permitem maior agilidade e automatização do processo em si. “Neste quesito, somos a primeira fintech a desenvolver soluções complexas para operações de financiamento na escala que a Syngenta passa a oferecer”, comemora. 

O desenvolvimento das soluções para a Syngenta levou cerca de um ano. Pezente revela que a rodada de investimentos protagonizada pela Traive em novembro foi decisiva para acelerar o projeto e sua conclusão, já que permitiu investimentos em pessoas e infraestrutura especializada.

“As inovações da Traive estão promovendo uma revolução no mercado de crédito, pela profissionalização que traz para a operação de financiamento e por conta da agilidade e riqueza de dados cruzados para a análise de risco. A operação com a Syngenta vai gerar movimentos de grande proporção e, sem dúvida, isso mostra um salto em crescimento da própria companhia”, completa o CEO.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro